O recibo de prestação de serviços deve conter o número do NIT?

27 ago, 2021 | INSS | 0 Comentários

No vídeo, os professores Alexandre Marques e Gustavo Reis responderam à pergunta: O recibo de prestação de serviços deve conter o número do NIT?

Um de nossos seguidores postou um questionamento interessante a respeito da necessidade do recibo de prestação de serviços conter o número de inscrição do contribuinte perante a previdência social e perante o INSS, o chamado NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

Este número de inscrição pode ser, inclusive, o número do PIS ou até do Pasep, nos casos dos órgãos públicos que ainda não estão obrigados à entrega do eSocial e precisam incluir essa informação na GFIP.

Neste sentido, respondendo ao questionamento, para efeito do INSS, o recibo de prestação de serviços não precisa necessariamente indicar esse número de inscrição. No entanto, é preciso destacar que a empresa ou a entidade pública contratante, tomadora do serviço, deve fornecer um comprovante de pagamento e de retenção do INSS identificando o contribuinte, inclusive, através do seu NIT.

Deste modo, o que se pode perceber na prática é que não faz muito sentido a empresa gerar um recibo sem um NIT e gerar um comprovante de pagamento no qual seja necessária a identificação do número de inscrição do contribuinte.

Assim, entendemos que o ideal seria se a fonte pagadora utilizasse um recibo padrão para documentar os pagamentos a pessoas físicas e transformasse esse recibo em um documento que faça as duas funções, ou seja, ao mesmo tempo que ele funcione como recibo, funcione também como comprovante.

Veja também: HOME CARE PODE SER CONSIDERADO SERVIÇO HOSPITALAR PARA APURAÇÃO DO IRPJ E CSLL?

Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

? O curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios vai dar um up na sua carreira! CONFIRME SUA PRESENÇA CLICANDO AQUI.

Publicações recentes

Entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 já tem data definida; confira.

A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 deve ser entregue entre 15 de março e 31 de maio. Ao todo (…)

Obrigações do MEI em 2024: fique atento às datas e mudanças previstas

Com a chegada do novo ano, os Microempreendedores Individuais (MEIs) enfrentam uma série de obrigações legais e fiscais (…)

Featured Video Play Icon

Estados e Municípios: Qual a alíquota do IRRF de serviços prestados com emprego de materiais?

Ressalvadas algumas exceções, há alguns serviços que realmente são tributados com alíquota do IRRF bem como que (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *