#27: O IRRF descontado pelo órgão estadual ou municipal deve ser recolhido para a União?
Vídeo #27 de 365 publicações ao longo do ano!
De acordo com os arts. 157 e 158 da Constituição Federal, o valor do Imposto de Renda descontado na fonte constitui receita tributária do Estado ou Município se a fonte pagadora for órgão, autarquia ou fundação instituída ou mantida por esses entes federativos.
Ocorre que, a partir de 2013, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional começou a publicar pareceres restringindo o direito dos Estados e Municípios de se apropriarem das receitas decorrentes da retenção do IR. Assista ao vídeo e saiba nossa opinião sobre o posicionamento da União!
Link para o vídeo citado.
Link para o comentário citado.
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: contato@focotributario.com.br.
V GTAP 2019: Congresso Brasileiro de Gestão Tributária na Administração Pública
O V Congresso de Gestão Tributária na Administração Pública – GTAP, dando continuidade ao que fora proposto nas outras edições do evento, tem como principal objetivo promover o debate de temas relacionados ao cumprimento de obrigações tributárias por parte dos órgãos e empresas dos diversos níveis de governo, contribuindo na assimilação de boas práticas no gerenciamento das incidências de impostos, taxas e contribuições.
Publicações recentes
Posts relacionados
A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!
O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)
IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!
Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)
Entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 já tem data definida; confira.
A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024 deve ser entregue entre 15 de março e 31 de maio. Ao todo (…)
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários