
Prazo final para quem quer receber a restituição do IR no primeiro lote acaba hoje (10); Entenda o processo de restituição
Para os contribuintes que têm direito à restituição do Imposto de Renda (IR) em 2023 e desejam receber o valor o mais breve possível, o envio da declaração à Receita Federal deve ser feito até esta quarta-feira (10).
Apesar da entrega na data não garantir espaço no primeiro lote de restituição, quem enviar até às 23h59 de hoje pode concorrer a uma “vaga” na primeira cota. Do contrário, entrará nos lotes de restituição que vão até setembro.
Datas e prazos para pagamentos
A partir de 31 de maio, as restituições do Imposto de Renda de 2023 começarão a ser efetuadas. A Receita Federal estabeleceu a liberação de cinco lotes de pagamento. Os contribuintes que conseguirem entregar a declaração até o dia 10 de maio têm possibilidade de serem inclusos já no primeiro lote.
Prioridade e novos critérios
Os critérios de prioridade são estabelecidos por lei, que observam a data de entrega da declaração. No entanto, este ano, houve inclusão de novos critérios: pessoas que optaram por receber a restituição por Pix e aquelas que utilizaram a declaração pré-preenchida. Segundo a Receita, cerca de 70% dos contribuintes têm direito à restituição.
Até às 15h de sexta-feira (5), a Receita Federal já havia recebido 20,3 milhões de declarações, das quais 72,6% tinham direito à restituição do Imposto de Renda.
Cronograma de pagamento
Confira as datas previstas para pagamento das restituições:
– 1º lote: 31 de maio
– 2º lote: 30 de junho
– 3º lote: 31 de julho
– 4º lote: 31 de agosto
– 5º lote: 29 de setembro
Grupo Prioritário
O grupo prioritário para recebimento da restituição inclui:
– Idosos acima de 80 anos;
– Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
– Contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
– Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
– Quem utilizou a declaração pré-preenchida e/ou optou por receber a restituição por Pix.
Veja também: É possível excluir materiais da base de cálculo do Imposto de Renda e das Contribuições Sociais?
Para receber a restituição via Pix, o contribuinte deve informar sua chave Pix na hora de entregar a declaração. A Receita Federal só aceitará a chave Pix formada com o número do CPF. Essa medida visa aumentar a segurança do contribuinte, já que a chave CPF é única.
O pagamento da restituição por Pix é uma das principais novidades da declaração do Imposto de Renda de 2023.
A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual e, para aqueles que têm direito à restituição, seguir as regras e prazos pode garantir um retorno financeiro mais rápido.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Publicações recentes
Posts relacionados
GT Cast #50 – Outubro/2023 – O seu Podcast sobre Gestão Tributária!
Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Nesta edição, na série GT NEWS abordamos um dado importante: a Receita Federal implementou medidas de segurança migrando serviços para acesso exclusivo pela conta gov.br. Outro...
A disputa entre tomadores e prestadores de serviços quanto ao local de incidência do ISS
A disputa entre tomadores e prestadores quanto ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), ganha destaque diante da jurisprudência vigente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A discussão se intensifica em torno da aplicação da Lei Complementar nº...
Receita institui modelo oficial da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) padrão nacional.
Além de dominar as retenções tributárias nos contratos, é crucial estar por dentro das atualizações fiscais que impactam diretamente esse universo. Nesse contexto, vale ressaltar que a Receita Federal deu um passo significativo no aprimoramento da gestão fiscal. No...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários