0800 888 1482 [email protected]

      Destaques na obrigatoriedade de envio dos eventos periódicos do eSocial e da EFD Reinf

      5 abr, 2021 | EFD-Reinf, Vídeos | 0 Comentários

      Os professores Alexandre Marques, Gustavo Reis e Aline Fagundes organizaram uma live imperdível no canal do YouTube do Foco Tributário tratando sobre o que esperar na área tributária em 2021. Um trecho importantíssimo foi separado com exclusividade para você, assista ao vídeo e confira os destaques na obrigatoriedade de envio dos Eventos periódicos do eSocial e da EFD-Reinf.

      Periódicos do eSocial e da EFD-Reinf: Novidades

      Somente neste início de ano já houveram muitas mudanças nesse assunto. A grande novidade é que no mês de maio de 2021 teremos o início da transmissão dos eventos periódicos do eSocial e da EFD-Reinf para alguns perfis de empresa que estão enquadrados no 3º grupo.

      Ao longo do ano de 2020, aconteceram diversas prorrogações nos prazos e a expectativa era que finalmente ocorresse no último trimestre do ano, porém, às vésperas do envio, foi adiado novamente. Parece que agora temos uma definição. 

      O grande destaque desse terceiro grupo são as empresas optantes pelo Simples Nacional. Muitas empresas no Brasil estão enquadradas nesse perfil e estavam aguardando esse momento. Além de optantes do Simples, há também entidades não-empresariais, como por exemplo Sistema S, SESC Senai etc. Todas essas entidades estavam aguardando a data de início de transmissão dos eventos periódicos do eSocial e da EFD-Reinf.

      Periódicos do eSocial e da EFD-Reinf para o 3º grupo: Relevância

      Ao falar de empresas do Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos, estamos falando de um grande número de empresas e, dentre as pessoas jurídicas com caráter empresarial no Brasil, um menor grupo é formado por empresas do Lucro Real, outro grupo por empresas do Lucro Presumido mas a grande massa de empresas é optante do Simples Nacional. 

      A exigência dos periódicos do eSocial e da EFD-Reinf que começa daqui a dois meses para quem é desse perfil acaba significando que, na prática, quase todo mundo terá a obrigatoriedade de transmitir os eventos mensais. Isso trará um impacto muito grande no cotidiano das empresas e, além disso, fornecerá uma base de dados muito rica para a Receita Federal fazer o cruzamento de informações e investigar eventuais sonegações.

      Veja também: O auxílio emergencial deve ser informado na Declaração de Ajuste Anual do IRPF?

      [Entre no nosso canal no Telegram]

      Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

      Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

      Publicações recentes

      Featured Video Play Icon

      A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

      O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

      Featured Video Play Icon

      IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!

      Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)

      Featured Video Play Icon

      2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada

      Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)

      Arquivos

      Posts relacionados

      Seu comentário é bem-vindo!

      Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

      0 comentários

      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *