Destaques na obrigatoriedade de envio dos eventos periódicos do eSocial e da EFD Reinf
Os professores Alexandre Marques, Gustavo Reis e Aline Fagundes organizaram uma live imperdível no canal do YouTube do Foco Tributário tratando sobre o que esperar na área tributária em 2021. Um trecho importantíssimo foi separado com exclusividade para você, assista ao vídeo e confira os destaques na obrigatoriedade de envio dos Eventos periódicos do eSocial e da EFD-Reinf.
Periódicos do eSocial e da EFD-Reinf: Novidades
Somente neste início de ano já houveram muitas mudanças nesse assunto. A grande novidade é que no mês de maio de 2021 teremos o início da transmissão dos eventos periódicos do eSocial e da EFD-Reinf para alguns perfis de empresa que estão enquadrados no 3º grupo.
Ao longo do ano de 2020, aconteceram diversas prorrogações nos prazos e a expectativa era que finalmente ocorresse no último trimestre do ano, porém, às vésperas do envio, foi adiado novamente. Parece que agora temos uma definição.
O grande destaque desse terceiro grupo são as empresas optantes pelo Simples Nacional. Muitas empresas no Brasil estão enquadradas nesse perfil e estavam aguardando esse momento. Além de optantes do Simples, há também entidades não-empresariais, como por exemplo Sistema S, SESC Senai etc. Todas essas entidades estavam aguardando a data de início de transmissão dos eventos periódicos do eSocial e da EFD-Reinf.
Periódicos do eSocial e da EFD-Reinf para o 3º grupo: Relevância
Ao falar de empresas do Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos, estamos falando de um grande número de empresas e, dentre as pessoas jurídicas com caráter empresarial no Brasil, um menor grupo é formado por empresas do Lucro Real, outro grupo por empresas do Lucro Presumido mas a grande massa de empresas é optante do Simples Nacional.
A exigência dos periódicos do eSocial e da EFD-Reinf que começa daqui a dois meses para quem é desse perfil acaba significando que, na prática, quase todo mundo terá a obrigatoriedade de transmitir os eventos mensais. Isso trará um impacto muito grande no cotidiano das empresas e, além disso, fornecerá uma base de dados muito rica para a Receita Federal fazer o cruzamento de informações e investigar eventuais sonegações.
Veja também: O auxílio emergencial deve ser informado na Declaração de Ajuste Anual do IRPF?
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Publicações recentes
Posts relacionados
Série R-4000: Início da obrigatoriedade dos eventos que prenunciam o fim da DIRF.
Diversas alterações relevantes na legislação nos últimos meses têm demonstrado o início do processo de definhamento da DIRF, declaração de Imposto de Renda na Fonte para ser substituída completamente pela EFD-Reinf. Embora esta já seja uma realidade de todas as fontes...
Serviço Intermitente: Interrupções na Prestação Contínua Descaracteriza a Cessão de Mão de Obra? Descubra!
O serviço intermitente é uma modalidade de contratação que permite ao empregador convocar o trabalhador para realizar suas atividades de forma não contínua, ou seja, com interrupções. Essa forma de contrato trouxe consigo uma discussão importante: as interrupções na...
Cessão de mão de obra por optante do Simples Nacional [30 Minutos em Foco]
Os Professores Alexandre Marques e Gustavo Reis vão debater o tema durante a demonstração de exemplos práticos recorrentes no dia a dia tributário (…)
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários