
Declaração anual MEI: prazo de entrega é adiado para 30 de junho
Inicialmente, a entrega da declaração anual MEI de 2022 estava prevista para o dia 31 de maio. Contudo, a Receita Federal estendeu o prazo para o dia 30 de junho.
A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional) é referente ao ano-base 2021. Ela é obrigatória para todos os profissionais com certificado de microempreendedor individual. Aqueles que se tornaram MEI em 2022, não precisam ser preocupar. Pois, para esses, a declaração anual MEI só precisará ser entregue em 2023.
A função da Declaração anual MEI é comprovar a renda da empresa. Além disso, ela é diferente da Declaração de Imposto de Renda.
Mesmo que o microempreendedor não tenha tido nenhum faturamento em 2021, a declaração ainda é obrigatória. A entrega das informações não gera nenhuma cobrança adicional, pois o imposto já é pago mensalmente no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
COMO FAZER A DECLARAÇÃO ANUAL MEI 2022?
Para declarar o lucro da empresa, basta que o MEI preencha uma ficha pelo site ou aplicativo da Receita Federal.
Em 2021, o limite para o faturamento anual passou a ser de R$ 81 mil. Logo, quem tiver um faturamento acima desse valor não poderá mais se enquadrar como microempreendedor individual.
Se o MEI não fizer a declaração até o dia 30 de junho de 2022, terá que pagar uma multa de R$ 50,00 ou de 2% ao mês sobre o total dos tributos, com um limite de 20%.
Fonte: Receita Federa do Brasil
Veja também: SIMPLES NACIONAL E MEI: CONGRESSO QUER AMPLIAR LIMITE DE FATURAMENTO
Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.
[Entre no nosso canal no Telegram]
🚀 Adquira uma visão panorâmica sobre o que realmente faz diferença na apuração e recolhimento do INSS na contratação de autônomos e MEI!
Publicações recentes
Posts relacionados
GT Cast #50 – Outubro/2023 – O seu Podcast sobre Gestão Tributária!
Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Nesta edição, na série GT NEWS abordamos um dado importante: a Receita Federal implementou medidas de segurança migrando serviços para acesso exclusivo pela conta gov.br. Outro...
A disputa entre tomadores e prestadores de serviços quanto ao local de incidência do ISS
A disputa entre tomadores e prestadores quanto ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), ganha destaque diante da jurisprudência vigente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A discussão se intensifica em torno da aplicação da Lei Complementar nº...
Receita institui modelo oficial da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) padrão nacional.
Além de dominar as retenções tributárias nos contratos, é crucial estar por dentro das atualizações fiscais que impactam diretamente esse universo. Nesse contexto, vale ressaltar que a Receita Federal deu um passo significativo no aprimoramento da gestão fiscal. No...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários