Declaração anual MEI: prazo de entrega é adiado para 30 de junho

2 jun, 2022 | Notícias Tributárias, Gestão Tributária | 0 Comentários

Inicialmente, a entrega da declaração anual MEI de 2022 estava prevista para o dia 31 de maio. Contudo, a Receita Federal estendeu o prazo para o dia 30 de junho.

A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional) é referente ao ano-base 2021. Ela é obrigatória para todos os profissionais com certificado de microempreendedor individual. Aqueles que se tornaram MEI em 2022, não precisam ser preocupar. Pois, para esses, a declaração anual MEI só precisará ser entregue em 2023.

A função da Declaração anual MEI é comprovar a renda da empresa. Além disso, ela é diferente da Declaração de Imposto de Renda.

Mesmo que o microempreendedor não tenha tido nenhum faturamento em 2021, a declaração ainda é obrigatória. A entrega das informações não gera nenhuma cobrança adicional, pois o imposto já é pago mensalmente no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

 

COMO FAZER A DECLARAÇÃO ANUAL MEI 2022?

Para declarar o lucro da empresa, basta que o MEI preencha uma ficha pelo site ou aplicativo da Receita Federal

Em 2021, o limite para o faturamento anual passou a ser de R$ 81 mil. Logo, quem tiver um faturamento acima desse valor não poderá mais se enquadrar como microempreendedor individual.

Se o MEI não fizer a declaração até o dia 30 de junho de 2022, terá que pagar uma multa de R$ 50,00 ou de 2% ao mês sobre o total dos tributos, com um limite de 20%.

Fonte: Receita Federal

Veja também: SIMPLES NACIONAL E MEI: CONGRESSO QUER AMPLIAR LIMITE DE FATURAMENTO

Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.

[Entre no nosso canal no Telegram]

🚀 Adquira uma visão panorâmica sobre o que realmente faz diferença na apuração e recolhimento do INSS na contratação de autônomos e MEI! CONFIRME SUA PRESENÇA CLICANDO AQUI.

Gestão Tributária de Contratos e Convênios AO VIVO e ONLINE!

Vem aí, nos dias 25 a 29 de abril de 2022, nosso curso mais desejado na modalidade 100% online e ao vivo, o curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios!

Curso Online Gestão Tributária de Contratos e Convênios AO VIVO - Open  Treinamentos e Editora

Publicações recentes

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.