Quando a emissão da nota fiscal de serviços não é obrigatória?

15 fev, 2019 | Gestão Tributária | 8 Comentários

Emissão NFS – Grandes são as dúvidas dos contratantes e contratados acerca de aspectos relacionados à nota fiscal de prestação de serviços, envolvendo questões que vão desde a obrigatoriedade de sua exigência até indagações acerca do modelo eletrônico adotado em alguns municípios.

Dentre algumas perguntas bastante comuns está a que envolve a necessidade de sua emissão para acobertar as operações não mercantis, ou seja, não sujeitas ao ICMS.

É possível afirmar que, não se tratando de uma compra e venda de produto, a emissão da nota fiscal de serviços é sempre obrigatória? Ou há operações em que ela não é exigida?

Inicialmente, cabe observar que a nota fiscal de prestação de serviços não é um documento exigido por força de legislação nacional. Isto é, a Lei Complementar nº 116/2003, assim como o Decreto-lei nº 406/68, mesmo regulamentando o ISS a nível nacional, não fazem referência ao documento para afirmar que sua emissão é obrigatória.

Desse modo, cabe a cada município tratar do tema e estabelecer não apenas quando a emissão do documento será obrigatória, mas também os modelos e formas a serem observados em cada situação.

Em verdade, as duas normas não citam a figura da nota fiscal ou de qualquer outro documento associado à prestação de serviços em seus artigos.

Mas um equívoco comum em que muitos incorrem consiste na exigência de nota fiscal de prestação de serviços em operações de locação de bens móveis, por exemplo. Contudo, tais negócios não são considerados pela lei e pela jurisprudência como prestações de serviços e por isso não há que se cogitar de emissão de nota fiscal para tanto. Em se tratando de contrato de locação de veículos sem motorista, por exemplo, a empresa locadora não está sujeita ao ISS, do mesmo modo que não recolhe ICMS.

Porém, muitos podem indagar, como a União, por exemplo, verificará a exatidão das informações contábeis para fins de recolhimento dos tributos federais, se não há obrigatoriedade de emissão de nota fiscal? A legislação traz a resposta no artigo 1º da Lei  8.846, de 21 de janeiro de 1994, ao discorrer que a empresa que aufere receita por meio de uma operação negocial estará suficientemente acobertada com a apresentação de documento que aponte todos os elementos que permitam verificar a efetiva ocorrência do fato gerador, especialmente a natureza da operação, o momento de seu acontecimento e os sujeitos envolvidos.

Assim mesmo, há determinados locadores de bens, por exemplo, que emitem notas fiscais de prestação de serviços para operações que não estão sujeitas ao ISS. A simples emissão da nota fiscal não tornará o fato sujeito ao imposto, sendo uma decisão administrativa da empresa continuar a fornecer o documento para seu contratante (locatário) ou substituí-lo por uma simples fatura ou recibo de locação.

Outros casos em que a exigência de nota fiscal de prestação de serviços não se revela legal é quando a operação está fora do campo de incidência do ISS. É o caso, por exemplo, da veiculação de propaganda em jornais, livros, periódicos e TV ou rádio de sinal aberto. Por estar fora do campo de incidência do imposto, o município não pode impor a exigência de emissão de nota fiscal. Isso porque, não tendo competência para tributar determinado fato, entendemos que o município também não pode impor o cumprimento de obrigação tributária de natureza acessória.

Por fim, lembremos ainda que, quando a operação é tributada pelo ISS, o convencional é que a legislação do município exija a emissão da nota fiscal. Há casos, entretanto, que por algum motivo a lei do município dispensa a emissão do documento, sendo comum que em outro município, às vezes muito próximo, aquela situação não se repita, pela simples falta de previsão legal.

Caso você queira receber conteúdos exclusivos em primeira mão publicados no Foco Tributário, assine nossa lista.

Participe de nosso treinamento Gestão Tributária de Contratos e Convênios, baseado no livro mais completo do mercado sobre retenções e encargos tributários na fonte.

Para receber mais conteúdos sobre a temática tributária, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista do Whats App (+55 71 9 9385-2662).

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

Curso Gestão Tributária

Publicações recentes

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

8 Comentários

  1. Tiago Santos

    Certo mas eu fiquei com uma dúvida cruel, serviços como sites de emprego como Catho, Linkedin e serviços de streaming como Netflix, Spotify que são pagos, aqui no Estado de São Paulo e Município.
    Depois que o então Prefeito João Dória ao final de 2016 foi promulgada a Lei Complementar 157/2016, que ao alterar dispositivos da Lei Complementar 116/2003, que regula o Imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISS -, incluiu a tributação sobre a disponibilização dos serviços de streaming.
    São Obrigados emitir Nota Fiscal de Serviço ?

    Responder
    • Alexandre Marques

      Prezado Tiago.
      Conforme já trazido no comentário, o município somente poderá exigir a emissão de nota fiscal de serviços para atividades que estão dentro do campo de incidência do ISS, ou seja, previstas na lista anexa à LC 116/03. Contudo, ainda é necessário que a legislação do município competente estabeleça as regras de emissão da nota fiscal. Assim, é necessário analisar a legislação do município de São Paulo para saber as regras de emissão de NF para os serviços de streaming.

      Responder
  2. Laila

    Empresa de Locação de Caminhão, deve emitir NF ou só recibo?

    Responder
    • Alexandre Marques

      Prezada Layla.
      Se a locação é só do caminhão, basta o recibo ou uma fatura do aluguel. Se for com mão de obra, trata-se de serviço de transporte.

      Grato pelo seu feedback! Divulgue nosso trabalho para outras pessoas que você conhece! Assim você nos ajuda e a elas também. Aproveite para entrar no canal exclusivo do Foco Tributário no Telegram: https://t.me/focotributario

      Responder
  3. Reinaldo

    Pessoal tenho uma dúvida, trabalho com desenvolvimento de sites, gestão de redes sociais, eu sou obrigado a emitir NF?

    Responder
    • Alexandre Marques

      Prezado Reinaldo,

      Conforme destacado no presente artigo, nem a LC nº 116/2003 nem o Decreto-lei nº 406/1968 (que trazem regramentos gerais acerca do ISS e ICMS, respectivamente) dispõe sobre a obrigatoriedade ou não de emissão de Nota Fiscal de Serviços, cabendo tal disposição às legislações municipais.

      O serviço que você efetua enquadra-se no subitem 1.08 da LC nº 116/2003, sendo sujeito ao ISS. Dadas as circunstâncias, a obrigatoriedade de emissão de NFS dependerá de disposição expressa em legislação municipal.

      Não deixe de conhecer o nosso curso online “Retenção de ISS na Contratação de Pessoas Físicas e Jurídicas”. Adquirindo, você terá mais de 16 horas-aula em vídeo tratando do tributo que é, para muitos, o mais complexo daqueles exigidos na fonte. Acesse mais detalhes em: https://opentreinamentos.com.br/cursos-e-treinamentos/

      Quero aproveitar para dizer que acabamos de lançar a 8ª edição do livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios, que agora tem mais de 900 páginas e já era a principal obra do mercado sobre as principais retenções tributárias nas contratações feitas pelas empresas e entidades públicas em geral, mas que agora está ainda mais completo. Nele eu abordo as retenções de INSS, Imposto de Renda, Contribuições Sociais (CSLL, PIS/Pasep e Cofins) e também do ISS. Se quiser conferir, acesse nossa livraria em https://opentreinamentos.com.br/livros/

      Responder
  4. thiago

    Boa tarde,

    em caso de cessão de crédito (há um contrato de prestação de serviço onde o serviço é prestado pelo cessionário, o cedente figura como CONTRATADO em razão de questões comerciais) quem deve emitir a NF? O cedente ou o cessionário?

    Responder
  5. MARIA CRISTINA W SILVA

    Meu contador parou de emitir nota fiscal para minha empresa. Disse que por ser do simples nacional somente o recibo é necessário. Está correto?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *