Qual o cenário atual para as empresas que querem optar pela CPRB?
No GT Cast #23, o seu podcast sobre gestão tributária deste mês, esclarecemos qual o cenário atual para as empresas que querem optar pela CPRB. Confira no vídeo a segunda notícia da sessão “GT News”: “O Congresso derrubou veto à desoneração da folha de dezessete setores”.
O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à desoneração da folha de pagamento para dezessete setores da economia, como empresas de comunicação, de tecnologia, de informação, e de transporte coletivo urbano, rodoviário e metroviário, de construção civil e têxtil, dentre outros.
Pensávamos que a desoneração acabaria em dezembro de 2020, mas houve uma prorrogação para aqueles que decidiram optar pela CPRB. Por acompanharmos a discussão, vimos o veto como uma esperança de que a confusão tivesse fim em dezembro de 2020, entretanto, o Congresso decidiu derrubar o veto e estender até 31 de dezembro de 2021 o direito dessas empresas de optar pela CPRB e permanecerem sendo tributadas dessa forma.
Infelizmente, consideramos que isso prorroga as “dores de cabeça”, inclusive com a retenção de 3,5% para o INSS. Na próxima edição do livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios, teremos que atualizar esse ponto e tratar de todas as polêmicas, pelo menos até o final de 2021.
Veja também: Um aspecto fundamental para determinar a incidência da CPRB
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Publicações recentes
Posts relacionados
A definição de tomador de serviço à luz da nova LC 175/2020
Definição de tomador de serviço - A definição do que é tomador de serviço é uma problemática que nós já apresentamos através de um exemplo prático, mas vamos explicar de uma maneira mais detalhada explicando que a dificuldade de se identificar quem é o tomador...
ECD e ECF: o que são, atualizações no envio, quem deve enviar e prazo
Atenção empreendedores e contadores! Aproxima-se o momento em que as empresas têm de apresentar à Receita Federal do Brasil (RFB) duas das obrigações acessórias de maior relevância do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped): a Escrituração Contábil...
MEI: governo exige novas regras para formalização
O governo federal mudou as regras para quem quer se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou já tem um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) . Agora, o empreendedor precisa se enquadrar em uma categoria prata ou ouro no Gov.br. Isso porque,...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários