Onde o ISS é devido quando o serviço é prestado em diversos municípios?
Serviço prestado em diversos municípios – Na live #08 do Foco Tributário Na Prática, os professores Alexandre Marques e Gustavo Reis trataram das polêmicas em torno do local de incidência do ISS. O segundo exemplo, apresentado no vídeo de hoje, abordou uma dúvida comum: Onde o ISS é devido quando o serviço é prestado em diversos municípios?
Serviço é prestado em diversos municípios
Veja o exemplo de prestação de serviços:
Cláusula primeira – O objeto do contrato é a prestação de serviços de limpeza predial na sede do tomador no Rio de Janeiro e em suas filiais em Niterói e São Gonçalo.
Parágrafo único – O CONTRATADO fornecerá todos os materiais necessários à execução do serviço conforme Anexo I, que é a parte integrante do presente contrato.
Cláusula segunda – Fica pactuado que o valor do serviço é de R$100.000,00 (cem mil reais) mensais.
Considerando essas características, a empresa prestadora, também sediada no Rio de Janeiro/RJ, emitiu a nota fiscal. Diante do contrato e nota fiscal apresentados, questiona-se: Onde o ISS é devido já que o serviço é prestado em diversos municípios?
Incidência do ISS
A primeira pergunta que devemos solucionar é: Qual o município competente para a cobrança do ISS?
A resposta é Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo! Isso porque, de acordo com o art. 3º caput, da LC 116/2003, via de regra, o ISS é devido no município do estabelecimento prestador, independentemente do local da prestação do serviço. No entanto, conforme o art. 3º, VII, da LC 116/2003, para os serviços de limpeza descritos no subitem 7.10 o imposto é devido no local da execução do serviço. Como o contrato prevê que o serviço será realizado no Rio de Janeiro, em Niterói e em São Gonçalo, todos têm competência para arrecadar o ISS proporcional à parcela do serviço ali prestado.
Nesse assunto, cabem considerações importantes ao tomador de serviços que precisa cuidar dessa análise antes da formação do contrato, e para os fiscais e auditores de municípios que podem identificar em casos como esse uma hipótese de arrecadação interessante.
Veja também: Operação com emprego de materiais requer duas notas fiscais?
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Publicações recentes
Posts relacionados
Destaque errado da retenção de ISS na nota fiscal: E agora, como proceder?
Observe a imagem da nota fiscal abaixo, utilizada como exemplo pelo Professor Alexandre Marques em um trecho da live 30 Minutos em Foco com o tema: “Polêmicas em torno da retenção de INSS dos optantes do Simples Nacional”:Ao se falar sobre a retenção do ISS na nota...
Dedução de materiais da base de cálculo do ISS na construção civil: Há efeito retroativo das mudanças?
A dedução de materiais da base de cálculo do ISS na construção civil tem se tornado um tópico de relevância intensificada com as recentes alterações legais (…)
Incide ISS ou ICMS nos serviços de instalação de divisórias?
Instalação de divisória é um tipo de operação bem interessante por envolver algumas polêmicas relacionadas à natureza da operação que acabam redundando em (…)
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários