Onde o ISS é devido quando o serviço é prestado em diversos municípios?
Serviço prestado em diversos municípios – Na live #08 do Foco Tributário Na Prática, os professores Alexandre Marques e Gustavo Reis trataram das polêmicas em torno do local de incidência do ISS. O segundo exemplo, apresentado no vídeo de hoje, abordou uma dúvida comum: Onde o ISS é devido quando o serviço é prestado em diversos municípios?
Serviço é prestado em diversos municípios
Veja o exemplo de prestação de serviços:
Cláusula primeira – O objeto do contrato é a prestação de serviços de limpeza predial na sede do tomador no Rio de Janeiro e em suas filiais em Niterói e São Gonçalo.
Parágrafo único – O CONTRATADO fornecerá todos os materiais necessários à execução do serviço conforme Anexo I, que é a parte integrante do presente contrato.
Cláusula segunda – Fica pactuado que o valor do serviço é de R$100.000,00 (cem mil reais) mensais.
Considerando essas características, a empresa prestadora, também sediada no Rio de Janeiro/RJ, emitiu a nota fiscal. Diante do contrato e nota fiscal apresentados, questiona-se: Onde o ISS é devido já que o serviço é prestado em diversos municípios?
Incidência do ISS
A primeira pergunta que devemos solucionar é: Qual o município competente para a cobrança do ISS?
A resposta é Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo! Isso porque, de acordo com o art. 3º caput, da LC 116/2003, via de regra, o ISS é devido no município do estabelecimento prestador, independentemente do local da prestação do serviço. No entanto, conforme o art. 3º, VII, da LC 116/2003, para os serviços de limpeza descritos no subitem 7.10 o imposto é devido no local da execução do serviço. Como o contrato prevê que o serviço será realizado no Rio de Janeiro, em Niterói e em São Gonçalo, todos têm competência para arrecadar o ISS proporcional à parcela do serviço ali prestado.
Nesse assunto, cabem considerações importantes ao tomador de serviços que precisa cuidar dessa análise antes da formação do contrato, e para os fiscais e auditores de municípios que podem identificar em casos como esse uma hipótese de arrecadação interessante.
Veja também: Operação com emprego de materiais requer duas notas fiscais?
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: contato@focotributario.com.br.
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Publicações recentes
Posts relacionados
As 3 Variáveis Cruciais na Exclusão de ISS do Cálculo do PIS/COFINS
A exclusão de ISS do cálculo do PIS/COFINS é uma tese tributária que vem ganhando destaque no cenário jurídico-tributário. Baseando-se no raciocínio utilizado pelo STF para a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, a exclusão do ISS segue a mesma...
Mudança na base de cálculo do ISS na construção civil: agora é definitivo!
Recentemente, em dezembro de 2023, o STJ, em julgamento pela 2ª Turma da Primeira Seção, responsável pelos temas de Direito Público, ratificou a volta ao entendimento de que a que a exclusão de materiais da base de cálculo do ISS na construção civil se restringia...
A disputa entre tomadores e prestadores de serviços quanto ao local de incidência do ISS
A disputa entre tomadores e prestadores quanto ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), ganha destaque diante da jurisprudência vigente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A discussão se intensifica em torno da aplicação da Lei Complementar nº...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários