O TRF definirá qual ICMS deve ser excluído da base de cálculo da CPRB
O TRF definirá qual ICMS deve ser excluído da base de cálculo da CPRB – A corte especial do Tribunal Regional Federal da 4ª região poderá definir, neste ano, qual ICMS deve ser excluído do cálculo da contribuição previdenciária sobre a receita bruta,o efetivamente pago ou destacado na nota fiscal. Essa é mais uma tese filhote, a tese da exclusão do ICMS da base de cálculo da CPRB, ou do INSS regime de desoneração como alguns preferem chamar.
Quando falamos dessa matéria, precisamos ter em mente que o Supremo Tribunal Federal até hoje não definiu se o ICMS a ser excluído é aquele destacado na nota, ou é o valor líquido do ICMS após o abatimento dos créditos.
ICMS deve ser excluído da base de cálculo da CPRB
Assim, podemos observar uma grande incoerência no sistema judiciário, uma vez que por um lado o TRF definindo lá na 4ª região um determinado critério para efeito de cálculo da CPRB, por outro o STF pode julgar sentido diferente a mesma matéria para, efeito de cálculo do PIS/COFINS.
Essa demora do STF em dizer qual ICMS pode ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS influencia também nessas teses filhotes e faz com que alguns tribunais, como é o caso do TRF, precisem se antecipar correndo esse risco para gerar algum tipo de segurança para aqueles que estão naquela região.
Veja também: NOVA TESE DO STF: EMPRESAS DEVEM PAGAR PIS E COFINS SOBRE TAXAS DE CARTÃO DE CRÉDITO!
Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected]
🚀 O curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios vai dar um up na sua carreira! CONFIRME SUA PRESENÇA CLICANDO AQUI.
Publicações recentes
Posts relacionados
ECD e ECF: o que são, atualizações no envio, quem deve enviar e prazo
Atenção empreendedores e contadores! Aproxima-se o momento em que as empresas têm de apresentar à Receita Federal do Brasil (RFB) duas das obrigações acessórias de maior relevância do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped): a Escrituração Contábil...
MEI: governo exige novas regras para formalização
O governo federal mudou as regras para quem quer se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou já tem um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) . Agora, o empreendedor precisa se enquadrar em uma categoria prata ou ouro no Gov.br. Isso porque,...
Declaração anual MEI: prazo de entrega é adiado para 30 de junho
Inicialmente, a entrega da declaração anual MEI de 2022 estava prevista para o dia 31 de maio. Contudo, a Receita Federal estendeu o prazo para o dia 30 de junho. A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional) é referente ao ano-base 2021. Ela é...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários