Afinal de contas, o MEI é pessoa física ou jurídica?
Quando se trata do Microempreendedor Individual, as dúvidas são diversas. Afinal de contas, o MEI deve ser considerado como pessoa física ou jurídica? Isso se revela ainda mais complexo quando a gente entende que, de acordo com o artigo 9º da IN RFB 971/2009, o MEI é um contribuinte individual. Essa afirmação pode direcionar o leitor a tratar o microempreendedor como uma pessoa física, ou então como uma pessoa jurídica que possui CNPJ. E então mais dúvidas surgem: como ficam as obrigações acessórias? Como proceder a retenção?
O MEI se comporta como pessoa física e jurídica
A melhor forma de lidar com essa questão é entender que o MEI não é nem um, nem outro. Ele se comporta em muitos casos como um pouco de cada um.
De fato, é um verdadeiro desafio tratar a contratação de serviços de MEI de uma maneira adequada, uma vez que ele possui um regime híbrido. Ora ele é tratado como se fosse uma pessoa física, ora como pessoa jurídica e é correto afirmar que conceitualmente as pessoas jurídicas são aquelas definidas pelo Código Civil.
As de direito privado, por exemplo, estão definidas no artigo 44 do Código Civil e ali não se encontra a figura do Microempreendedor Individual. Agora, o que importa para o gestor tributário? Gastar tempo discutindo doutrinariamente se o MEI é pessoa física ou jurídica? Não, o que importa é saber quais as implicações tributárias na contratação de um serviço executado por MEI.
Veja também: O que fazer quando a contratação do MEI é irregular?
Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected]
🚀 O curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios vai dar um up na sua carreira! CONFIRME SUA PRESENÇA CLICANDO AQUI.
Curso INSS na Contratação de Autônomos (Inclusive MEI)
Domine as normas de apuração da Contribuição Patronal e da Retenção para o INSS na contratação de prestadores pessoas físicas e MEI.
Publicações recentes
Posts relacionados
ECD e ECF: o que são, atualizações no envio, quem deve enviar e prazo
Atenção empreendedores e contadores! Aproxima-se o momento em que as empresas têm de apresentar à Receita Federal do Brasil (RFB) duas das obrigações acessórias de maior relevância do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped): a Escrituração Contábil...
MEI: governo exige novas regras para formalização
O governo federal mudou as regras para quem quer se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou já tem um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) . Agora, o empreendedor precisa se enquadrar em uma categoria prata ou ouro no Gov.br. Isso porque,...
Declaração anual MEI: prazo de entrega é adiado para 30 de junho
Inicialmente, a entrega da declaração anual MEI de 2022 estava prevista para o dia 31 de maio. Contudo, a Receita Federal estendeu o prazo para o dia 30 de junho. A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional) é referente ao ano-base 2021. Ela é...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários