Como fica o IR sobre o auxílio-alimentação pago via cartão – eletrônico?
Como fica o IR sobre o auxílio-alimentação pago via cartão – eletrônico? – No que diz respeito ao Imposto de Renda Retido na Fonte, há uma certa peculiaridade quando o assunto é auxílio-alimentação pago através de cartão eletrônico. Quando analisamos a íntegra da Solução de Consulta Cosit n° 35/2019, que reformou a Solução de Consulta Cosit nº 288/2018, a gente verifica que ela se refere ao §2° do art. 457 da CLT, com a redação que lhe foi dada pela Lei da Reforma Trabalhista, isto é, a Lei 13.467/2017. O texto diz o seguinte:
“Art. 457 (…)
As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.”
O que diz a RFB sobre o IR quanto ao auxílio-alimentação pago via cartão – eletrônico
Diante disso, Receita Federal poderia muito bem ter analisado e ponderado acerca do teor desse parágrafo, antes mesmo de publicar a Solução de Consulta Cosit nº 288/2018, ou seja, a Receita foi precipitada na análise da consulta que resultou na referida Sc Cosit 288/2018. Contudo, felizmente, a Receita agiu rápido e dentro do mesmo período, no mês de janeiro de 2019, se retratou, trazendo uma orientação mais equilibrada.
Quando afirmamos que a orientação é mais equilibrada, não significa que concordamos em gênero, número e grau com aquilo que a Receita Federal colocou, mas precisamos admitir que o problema ficou restrito apenas para as empresas que pagaram o benefício de auxílio alimentação, via cartão eletrônico, até o mês de outubro de 2017. Isso porque, a medida que o tempo for passando, aquilo que excedeu a outubro 2017, a própria Receita está admitindo: já não é mais tributável se a modalidade de pagamento for essa.
Veja também: RETENÇÃO DO IR E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS NO PAGAMENTO DE AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO POR ENTES FEDERAIS
Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
🚀 O curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios vai dar um up na sua carreira! CONFIRME SUA PRESENÇA CLICANDO AQUI.
Publicações recentes
Posts relacionados
Receita institui modelo oficial da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) padrão nacional.
Além de dominar as retenções tributárias nos contratos, é crucial estar por dentro das atualizações fiscais que impactam diretamente esse universo. Nesse contexto, vale ressaltar que a Receita Federal deu um passo significativo no aprimoramento da gestão fiscal. No...
GT Cast #49 – Setembro/2023 – O seu Podcast sobre Gestão Tributária
Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Inicialmente, o objeto da discussão no quadro GT-NEWS versou a respeito do uso da inteligência de dados públicos para impulsionar a recuperação de débitos inscritos na Dívida Ativa....
Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias: Entenda seus impactos!
A Lei Complementar 199/2023 institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias e dá outras providências, com a finalidade de diminuir os custos de cumprimento das obrigações tributárias e de incentivar a conformidade por parte dos...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários