0800 888 1482 [email protected]

      Impacto da decisão do STF sobre o tipo de contratação feita pelos municípios

      26 out, 2022 | Gestão Tributária | 0 Comentários

      Decisão do STF – Neste trecho muito interessante o Professor Alexandre Marques explica sobre o impacto da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação ao tipo de contratação que os municípios fazem em valores expressivos. Se forem analisados todos os pagamentos efetuados pelos Órgãos, Autarquias e Fundações dos Estados e Municípios para fornecedores pessoas jurídicas, ficam sujeitos a retenção do Imposto de Renda, a exemplo de: Energia Elétrica, Serviços de Comunicação, Compra de Medicamentos, Material Escolar, Coleta de Lixo, Obras de Construção Civil, etc.

      observações sobre o impacto da decisão do STF

      Se um município gasta milhões por ano pagando aos seus fornecedores e, em sua grande esmagadora maioria, aqueles pagamentos não geram Retenção do Imposto de Renda para o Município, todos esses pagamentos estão submetidos a incidência na fonte se for pensado em um orçamento de um estado que tem tantas despesas através dos seus órgãos autarquias e fundações. 

      O incremento de milhões de reais (R$) para os estados e municípios depende única e exclusivamente de suas ações. Ou seja, se eles não descontarem o imposto de Renda (ou descontarem a menor), os fornecedores continuam recolhendo o tributo para a União, que continuará sendo beneficiada.

      O estado e município podem se valer do imposto de renda?

      Se ele incidir na fonte, sim. Se o imposto de renda não é descontado no pagamento, não quer dizer que o fornecedor, o prestador de serviços, vai ficar isento do imposto. Mas, quando esse fornecedor for recolher o imposto já não vai ser mais em favor do estado ou do município. 

      A Open Treinamentos oferece para você a íntegra dessa aula. Venha conferir o conteúdo completo sobre como Estados e Municípios podem aumentar em dezenas de vezes a arrecadação do IR. Esta aula trará uma clareza aos pontos principais sobre o Imposto de Renda e sobre a decisão do STF. Clique aqui e assista.

      Veja também: PRAZO DO IMPOSTO DE RENDA 2022 É PRORROGADO

      Gestão Tributária de Contratos e Convênios AO VIVO e ONLINE!

      Garanta sua vaga no treinamento mais desejado na modalidade 100% online e ao vivo, o curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios!

      Curso Online Gestão Tributária de Contratos e Convênios AO VIVO - Open  Treinamentos e Editora

      Publicações recentes

      Featured Video Play Icon

      A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

      O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

      Featured Video Play Icon

      IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!

      Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)

      Featured Video Play Icon

      2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada

      Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)

      Arquivos

      Posts relacionados

      Seu comentário é bem-vindo!

      Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

      0 comentários

      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *