
Há retenção do INSS nos serviços de manutenção de equipamentos?
De acordo com o art. 118 da Instrução Normativa nº 971/2009, os serviços ali listados ficam sujeitos à retenção previdenciária desde que prestados mediante cessão de mão de obra.
No entanto, quando o assunto é manutenção de equipamentos, analisar se os requisitos para a caracterização da cessão de mão de obra estão presentes não é suficiente e, por vezes, não é nem necessário. Como saber, então, quando esta atividade estará sujeita ao desconto na fonte da contribuição previdenciária?
Para responder ao questionamento, elaboramos este vídeo mostrando todos os aspectos que devem ser levados em conta nesse tipo de contratação.
Por último, quero falar de outro assunto que também pode lhe interessar. Já está aberta a lista de pré-inscrição para você assistir ao 3º Workshop sobre Retenção de INSS dos Optantes do Simples Nacional. O evento é 100% online e totalmente gratuito. Basta ser assinante do blog para participar ou, se preferir, reservar uma vaga em nossa pré-lista aqui.
E para receber os conteúdos publicados aqui diretamente em seu celular, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista de transmissão do Whats App (+55 71 9 9385-2662)
Publicações recentes
Posts relacionados
A definição de tomador de serviço à luz da nova LC 175/2020
Definição de tomador de serviço - A definição do que é tomador de serviço é uma problemática que nós já apresentamos através de um exemplo prático, mas vamos explicar de uma maneira mais detalhada explicando que a dificuldade de se identificar quem é o tomador...
ECD e ECF: o que são, atualizações no envio, quem deve enviar e prazo
Atenção empreendedores e contadores! Aproxima-se o momento em que as empresas têm de apresentar à Receita Federal do Brasil (RFB) duas das obrigações acessórias de maior relevância do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped): a Escrituração Contábil...
MEI: governo exige novas regras para formalização
O governo federal mudou as regras para quem quer se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou já tem um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) . Agora, o empreendedor precisa se enquadrar em uma categoria prata ou ouro no Gov.br. Isso porque,...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários