É possível a contratação de mais de um MEI para prestação de serviços?
Contratação de mais de um MEI – No primeiro GT Cast de 2021, os professores Alexandre Marques, Gustavo Reis e Aline Fagundes, responderam, como de costume, às dúvidas dos nossos ouvintes. Leandro Braga questionou o seguinte: Como ME no ramo de confecção, posso ter três MEIs trabalhando em suas próprias casas e recebendo por produtos costurados? Quais tributos incidem sobre esse sistema?
Contratação de mais de um MEI: Relação trabalhista
Essa pergunta é bem interessante; advertimos, especialmente, para o risco de se ter uma relação de emprego configurada ao contratar serviços de um MEI. Entramos então numa discussão que é menos de natureza tributária e mais de natureza trabalhista, mas muito relacionada a esse tema. Com as características pontuadas, da contratação de mais de um MEI que trabalham em suas próprias casas e recebem por produção e não jornada de trabalho, só é necessário se preocupar em reunir provas de que os outros elementos caracterizadores da relação de emprego, principalmente a subordinação, não estão presentes nessa relação jurídica.
Portanto, um contrato escrito que contemple de maneira clara questões como a flexibilidade de horário e a liberdade que o MEI tem de realizar aquele trabalho nos horários que lhe forem mais convenientes e outras questões que reforcem essa prova, são interessantes para a hipótese de um eventual questionamento.
Contratação de mais de um MEI: Tributação
No tocante ao aspecto tributário, não há nenhuma incidência. Essa é uma grande facilidade ao contratar serviços de MEI; haveria a incidência do INSS patronal, mas apenas em determinados tipos de serviço, o serviço de costura não gera sequer esse encargo quanto ao INSS patronal.
Veja também: Todo contribuinte tem direito à exclusão de ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins?
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Publicações recentes
Posts relacionados
ECD e ECF: o que são, atualizações no envio, quem deve enviar e prazo
Atenção empreendedores e contadores! Aproxima-se o momento em que as empresas têm de apresentar à Receita Federal do Brasil (RFB) duas das obrigações acessórias de maior relevância do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped): a Escrituração Contábil...
MEI: governo exige novas regras para formalização
O governo federal mudou as regras para quem quer se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou já tem um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) . Agora, o empreendedor precisa se enquadrar em uma categoria prata ou ouro no Gov.br. Isso porque,...
Declaração anual MEI: prazo de entrega é adiado para 30 de junho
Inicialmente, a entrega da declaração anual MEI de 2022 estava prevista para o dia 31 de maio. Contudo, a Receita Federal estendeu o prazo para o dia 30 de junho. A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional) é referente ao ano-base 2021. Ela é...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários