0800 888 1482 [email protected]

      Confira se o MEI é pessoa física ou jurídica!

      4 nov, 2022 | Gestão Tributária | 0 Comentários

      MEI é pessoa Física ou Jurídica Este é um tema bastante importante, visto que existem características no MEI que se assemelham à pessoa jurídica, por isso, na essência, podemos analisar se o MEI é pessoa Física ou Jurídica. 

      Essa conclusão é um ponto de partida para várias pessoas terem entendimento em relação a esse tema. A confusão se mostra ainda maior porque o MEI possui um CNPJ mas ao mesmo tempo é uma pessoa física que possui CPF. 

      AFINAL DE CONTAS, O MEI é pessoa física ou jurídica? 

      Muitos têm dúvida se o MEI é uma pessoa Física ou Jurídica, isso se revela ainda mais complexo quando entende-se que, de acordo com o artigo 9º da IN 971/2019, o MEI é um contribuinte individual, então é uma pessoa física e uma pessoa jurídica que possui CNPJ.

      Costuma-se dizer que o grande desafio de tratar a contratação do serviço de MEI de uma maneira adequada é porque ele tem um regime híbrido e é tratado das duas formas, física e jurídica.

      Conceitualmente as pessoas jurídicas são aquelas definidas no código civil. As de direitos privados, por exemplo, estão definidas no artigo 44 do código civil e não temos a figura do microempreendedor individual. 

      O que importa não é discutir afirmando se ele é uma pessoa física ou jurídica, a verdadeira importância é saber quais as implicações tributárias na contratação de serviços executados pelo MEI.

      A Open Treinamentos oferece agora para você, gratuitamente, a íntegra desta aula dada pelos Professores Alexandre Marques e Gustavo Reis, tendo como tema: Riscos Tributários na Contratação de MEI para Prestação de Serviços.

      Clique aqui e assista a aula completa.

      VEJA TAMBÉM: MEIS SOMAM QUASE 70% DAS EMPRESAS EM ATIVIDADE NO BRASIL

      Curso INSS na Contratação de Autônomos (Inclusive MEI)

      Domine as normas de apuração da Contribuição Patronal e da Retenção para o INSS na contratação de prestadores pessoas físicas e MEI.

      Curso INSS na Contratação de Autônomos (Inclusive MEI)

      Publicações recentes

      Featured Video Play Icon

      A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

      O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

      Featured Video Play Icon

      IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!

      Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)

      Featured Video Play Icon

      2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada

      Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)

      Arquivos

      Posts relacionados

      Seu comentário é bem-vindo!

      Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

      0 comentários

      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *