Como fica a retenção do IR sobre aluguel de imóvel através de imobiliária?
No exemplo do vídeo, tratamos da retenção do Imposto de Renda na contratação de pessoas físicas. Consideremos que uma pessoa alugou um imóvel para o MMDFH no valor de R$ 2.500 reais mensais. O locatário deve efetuar a retenção na fonte do IR? E se for aluguel de imóvel através de imobiliária?
O primeiro aspecto a se pontuar é que, na contratação de pessoas físicas, os limites da tabela progressiva do Imposto de Renda devem ser observados. Nesse caso, já é entendimento pacífico que, até num aluguel de imóvel de pessoa física, o locatário deve efetuar a retenção na fonte respeitando os limites da tabela progressiva. A retenção é devida, considerando o valor de R$ 2.500 e aplicando a alíquota de 7,5%, uma vez que o valor pago está na primeira faixa de tributação da tabela progressiva.
A própria Receita Federal do Brasil, através da Solução de Consulta Cosit nº 55/2020, publicada em meados de julho deste ano, previu que a retenção é devida. Além disso, a Receita se manifestou a respeito de situações em que há aluguel de imóvel através de imobiliária. A posição foi de que a retenção, quando o pagamento é feito para imobiliária e a imobiliária repassa o valor para a pessoa física, deve ser feita considerando que o pagamento está sendo efetuado diretamente à pessoa física, sem levar em conta que é feito à uma pessoa jurídica intermediadora.
Podemos concluir, assim, que a retenção é devida. Mesmo quando há a aluguel de imóvel através de imobiliária, a retenção considera o pagamento à pessoa física, o que deve ser levado em consideração inclusive para fins de informação na DIRF. Ainda que o pagamento seja feito por uma empresa intermediadora, a informação que vai na DIRF não é a da imobiliária mas da pessoa física proprietária daquele bem.
Para aprofundar o entendimento desse assunto, acesse também: Incide IRRF nos aluguéis pagos à pessoa física através de imobiliária?
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Publicações recentes
Posts relacionados
Receita institui modelo oficial da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) padrão nacional.
Além de dominar as retenções tributárias nos contratos, é crucial estar por dentro das atualizações fiscais que impactam diretamente esse universo. Nesse contexto, vale ressaltar que a Receita Federal deu um passo significativo no aprimoramento da gestão fiscal. No...
GT Cast #49 – Setembro/2023 – O seu Podcast sobre Gestão Tributária
Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Inicialmente, o objeto da discussão no quadro GT-NEWS versou a respeito do uso da inteligência de dados públicos para impulsionar a recuperação de débitos inscritos na Dívida Ativa....
Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias: Entenda seus impactos!
A Lei Complementar 199/2023 institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias e dá outras providências, com a finalidade de diminuir os custos de cumprimento das obrigações tributárias e de incentivar a conformidade por parte dos...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários