A subjetividade das operações de locação com emprego de mão de obra
Subjetividade das operações – Durante a primeira aula ao vivo do curso de Retenção de ISS, os professores Gustavo Reis e Alexandre Marques, depois da exposição de alguns exemplos mais claros, decidiram se debruçar sobre o tema complexo da subjetividade das operações de locação com emprego de mão de obra. Confira:
Locação com emprego de mão de obra
Suponhamos uma situação especial em que uma empresa ou entidade executou a locação de um gerador, por exemplo, e que a locação desse gerador exige também a mão de obra de um técnico de manutenção para supervisionar a utilização do gerador, monitorar o funcionamento e intervir somente em caso de uma necessidade. O questionamento que gera a subjetividade das operações desse tipo é: Até que ponto a participação de um elemento humano, executando o acompanhamento quanto ao funcionamento do bem, pode caracterizar a operação como um serviço?
Subjetividade das operações: Motivo e consequências
São situações como essa (e vários outros eventos) que ficam em um campo de subjetividade muito grande. Isso seria resolvido se o Congresso Nacional lidasse com essa matéria de maneira mais responsável e fornecesse clareza na Lei Complementar. Porém, infelizmente, a Lei Complementar n° 116/2003 é extremamente omissa na definição do que é serviço. Isso deriva de uma deficiência presente também na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional, pois ambos não definem com precisão o que é serviço.
Enquanto isso, as empresas, em seu dia a dia, na dinâmica que a economia impõe, contratam e executam operações com características extremamente subjetivas, sendo necessário, nesses casos, buscar a melhor interpretação visando preservar os riscos tributários tanto para o contratante quanto para o contratado. Há situações em que é mais fácil identificar o tratamento tributário para o ISS, porém, em situações em que a subjetividade das operações é extrema, é necessário uma grande reforma capaz de proporcionar maior clareza com relação às definições.
Veja também: Operação com emprego de materiais requer duas notas fiscais?
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Publicações recentes
Posts relacionados
Receita institui modelo oficial da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) padrão nacional.
Além de dominar as retenções tributárias nos contratos, é crucial estar por dentro das atualizações fiscais que impactam diretamente esse universo. Nesse contexto, vale ressaltar que a Receita Federal deu um passo significativo no aprimoramento da gestão fiscal. No...
GT Cast #49 – Setembro/2023 – O seu Podcast sobre Gestão Tributária
Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Inicialmente, o objeto da discussão no quadro GT-NEWS versou a respeito do uso da inteligência de dados públicos para impulsionar a recuperação de débitos inscritos na Dívida Ativa....
Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias: Entenda seus impactos!
A Lei Complementar 199/2023 institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias e dá outras providências, com a finalidade de diminuir os custos de cumprimento das obrigações tributárias e de incentivar a conformidade por parte dos...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários