#52: A inconstitucionalidade da lista do ISS do Rio de Janeiro e de outros municípios
Vídeo #52 de 365 publicações ao longo do ano!
De acordo com o art. 156, III, da Constituição Federal, os municípios só podem instituir o ISS sobre os serviços definidos em lei complementar. Atualmente, a norma que traz a lista de atividades sujeitas à incidência do Imposto Sobre Serviço – ISS é a Lei Complementar nº 116/03.
Contudo, alguns municípios desobedecem tal restrição e acabam por determinar a incidência do ISS sobre outras atividades não previstas na LC 116/03. O que o contribuinte deve fazer diante desses casos? Assista ao vídeo e veja como proceder nesta situação!
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected]
Publicações recentes
Posts relacionados
A alíquota do recolhimento do ISS sempre coincidirá com a alíquota de retenção?
Imagine um caso onde a nota fiscal apresentada pela empresa contratada tenha envolvido apenas uma das medições dessa obra e que essa obra tenha sido executada pela empresa exemplar, agora sediada no Distrito Federal para um tomador de serviço também sediado no...
Fornecimento de refeição em refeitório é serviço ou produto?
Preparação e fornecimento de alimentos em refeitórios e a incidência do ISS ou ICMS - Quando uma empresa fornece os alimentos dentro das instalações da indústria contratante, essa operação é considerada como prestação de serviços ou é de venda mercantil? É...
RFB permite que MEI efetue pedido de restituição pelo celular
O microempreendedor individual (MEI) poderá pedir restituição através do celular. A Receita Federal do Brasil (RFB) informou (…)
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários