
Senado aprova projeto para dedução de gastos com aluguel do Imposto de Renda
Aluguel do Imposto de Renda – Senado aprovou um projeto de lei que vai alterar as regras do Imposto de Renda em relação ao pagamento e recebimento de aluguéis residenciais.
O projeto passou pela Comissão de Assuntos Econômicos e agora deve seguir para avaliação da Câmara dos Deputados.
Pelo texto, os contribuintes que pagam aluguel residencial poderão incluir esses gastos na dedução do Imposto de Renda. Além disso, os proprietários desse imóveis que têm ganhos com aluguéis terão isenção de 75% dos valores recebidos.
Mas o texto não permite a dedução de gastos acessórios, como taxas de condomínio, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e outros tributos relativos ao imóvel.
Multa para omissões aumenta
O projeto de lei também aumenta a multa para o contribuinte que omite ou falseia o recebimento de aluguéis para 150% do imposto devido.
As mudanças têm validade até o exercício de 2028 (referente a aluguéis pagos e recebidos em 2027).
O autor da proposta é o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), que afirma ter como objetivo estimular a regularização fiscal das declarações com renda de locação de imóveis.
Para ele, a medida vai aumentar a arrecadação porque “cria incentivos econômicos para que locadores e locatários declarem formalmente os aluguéis e pune com maior rigor aqueles que deixarem de fazê-lo”.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Veja também: RECEITA FEDERAL ATUALIZA REGRAS SOBRE A DCTFWEB
Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.
[Entre no nosso canal no Telegram]
Publicações recentes
Posts relacionados
MEI poderá emitir NF a partir de janeiro de 2023
ara quem é atualmente MEI e é prestador de serviço, será possível emitir uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NDF-e) através do Portal do Simples Nacional
Receita paga neste mês o 4º lote de restituição do Imposto de Renda; quem recebe?
A restituição do Imposto de Renda (IR) foi dividida em cinco lotes. Três deles já foram pagos pela Receita Federal. O quatro lote ficará disponível em 31 de agosto.
Novo Cronograma da EFD-Reinf e DCTFWeb para 2022 e 2023 (e a recente inclusão dos tributos federais)
Novo cronograma da EFD-Reinf - Em Julho de 2022, a Receita Federal do Brasil publicou duas importantes Instruções Normativas que promoveram mudanças que impactaram diretamente os Órgãos Públicos. Dentre elas, ficou oficializado o adiamento do prazo de entrega...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários