
Receita paga neste mês o 4º lote de restituição do Imposto de Renda; quem recebe?
A restituição do Imposto de Renda (IR) foi dividida em cinco lotes. Três deles já foram pagos pela Receita Federal. O quatro lote ficará disponível em 31 de agosto. A restituição é referente ao ano-base 2021, além dos lotes residuais. Confira quem receberá nessa próxima rodada.
A Receita Federal permite que os contribuintes façam a consulta sobre o pagamento com certa antecedência. Ela se dá pelo site deles ou pelo aplicativo. Caso a declaração tenha sido enviada dentro do prazo e esteja sem pendências, o contribuinte entra para a fila de restituição.
4º lote de restituição
Para fazer a consulta, o contribuinte deve indicar o número do CPF e também a data de nascimento. Depois disso, basta acessar a aba “Meu Imposto de Renda” e ir na opção “Consultar a restituição”.
No último lote liberado pela Receita Federal, foram pagos R$ 6,3 bilhões para 5.242.668 de contribuintes. Os primeiros a receber foram as pessoas com prioridade legal, sendo os idosos com mais de 80 anos seguidos pelos que tinham entre 60 e 79.
Além deles, entraram na lista de prioridade as pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, assim como os contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. Depois deles, receberam também os contribuintes que fizeram a declaração até 3 de maio e os residuais de anos anteriores.
O pagamento da restituição cai na conta indicada pelo contribuinte durante a declaração do Imposto de Renda. Caso termine o período de pagamento e o contribuinte não receber o dinheiro, o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, será preciso reagendar a restituição. A solicitação é feita pelos canais de atendimento do Banco do Brasil, sendo o site ou a central de relacionamento da instituição. Os telefones são: 4004-0001 (para capitais); 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
O próximo pagamento é o 4º lote de restituição que será realizado em 31 de agosto. Depois disso será liberado o último pagamento que está previsto para 30 de setembro.
Veja também: RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA: VEJA COMO CONSULTAR O VALOR A SER RECEBIDO
Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.
[Entre no nosso canal no Telegram]
Publicações recentes
Posts relacionados
GT Cast #50 – Outubro/2023 – O seu Podcast sobre Gestão Tributária!
Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Nesta edição, na série GT NEWS abordamos um dado importante: a Receita Federal implementou medidas de segurança migrando serviços para acesso exclusivo pela conta gov.br. Outro...
A disputa entre tomadores e prestadores de serviços quanto ao local de incidência do ISS
A disputa entre tomadores e prestadores quanto ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), ganha destaque diante da jurisprudência vigente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A discussão se intensifica em torno da aplicação da Lei Complementar nº...
Receita institui modelo oficial da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) padrão nacional.
Além de dominar as retenções tributárias nos contratos, é crucial estar por dentro das atualizações fiscais que impactam diretamente esse universo. Nesse contexto, vale ressaltar que a Receita Federal deu um passo significativo no aprimoramento da gestão fiscal. No...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários