Qual é o local de incidência do ISS nos serviços de monitoramento remoto?
No evento ISS em Foco, realizado em 2020 pelos professores Alexandre Marques e Gustavo Reis, várias questões complexas e duvidosas foram solucionadas. Uma delas foi sobre o local de incidência do ISS nos serviços de monitoramento remoto. Confira:
ISS: Serviços de monitoramento remoto
Dentre os serviços que não se sujeitam à regra do caput do art. 3º da LC 116/03, estão os serviços de monitoramento remoto de bens e pessoas, vigilância ou segurança, referidos no subitem 11.02:
“11.02 – Vigilância, segurança ou monitoramento de bens, pessoas e semoventes.”
Local de incidência
Neste caso, pode-se dizer que o imposto é devido onde estão os bens e pessoas monitorados ou vigiados.
Isso porque a própria redação do inciso XVI do art. 3º da referida lei diz que nessas hipóteses o imposto não é devido no local da prestação:
“XVII – do armazenamento, depósito, carga, descarga, arrumação e guarda do bem, no caso dos serviços descritos no subitem 11.04 da lista anexa’’
Caso o legislador tivesse definido que a incidência do ISS nos serviços de monitoramento remoto, vigilância ou segurança, seria no local da prestação, muitas dúvidas iriam surgir.
No caso de vigilância eletrônica, por exemplo, a incerteza era se a prestação ocorreria onde as câmeras estão em monitoramento remoto ou onde foram instaladas. Para evitar esse tipo de discussão, o legislador afirmou expressamente que o local é onde estão os bens e pessoas vigiados e monitorados, não onde está o prestador dos serviços de monitoramento remoto.
Veja também: Retenção do ISS e INSS nos serviços de vigilância eletrônica
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Publicações recentes
Posts relacionados
Destaque errado da retenção de ISS na nota fiscal: E agora, como proceder?
Observe a imagem da nota fiscal abaixo, utilizada como exemplo pelo Professor Alexandre Marques em um trecho da live 30 Minutos em Foco com o tema: “Polêmicas em torno da retenção de INSS dos optantes do Simples Nacional”:Ao se falar sobre a retenção do ISS na nota...
Dedução de materiais da base de cálculo do ISS na construção civil: Há efeito retroativo das mudanças?
A dedução de materiais da base de cálculo do ISS na construção civil tem se tornado um tópico de relevância intensificada com as recentes alterações legais (…)
Incide ISS ou ICMS nos serviços de instalação de divisórias?
Instalação de divisória é um tipo de operação bem interessante por envolver algumas polêmicas relacionadas à natureza da operação que acabam redundando em (…)
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários