MEI poderá emitir NF a partir de janeiro de 2023

5 ago, 2022 | Gestão Tributária, Notícias Tributárias | 0 Comentários

MEI poderá emitir NF Para quem é atualmente MEI e é prestador de serviço, será possível emitir uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NDF-e) através do Portal do Simples Nacional a partir do primeiro dia de janeiro do ano que vem, 2023. Essa decisão veio do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) e teve sua publicação feita no Diário Oficial da União no dia 29 de julho deste ano.

Ainda não sabemos se a opção será disponibilizada para uso nos aplicativos dos dispositivos móveis ou também pelos serviços de comunicação no estilo de API (Interface de Programação de Aplicativos). Conforme as informações coletadas do site do Simples Nacional, logo quem for MEI terá acesso ao aplicativo para que seja possível emitir as notas.

Para que possa ser possível emitir as notas fiscais a partir de janeiro do próximo ano, quem for MEI precisará preencher o número do CPF ou CNPJ de quem está recebendo o serviço, informar qual foi o serviço prestado e o valor, feito isso a partir do momento que a nota for emitida ela será encaminhada de forma automática para quem realizou a contratação do serviço

Vale destacar que as notas eletrônicas não podem ser utilizadas para as atividades de comércio de mercadorias ou algum tipo de serviço que tenha incidência de ICMS. Para isso, os órgãos que são os responsáveis já estão trabalhando em uma forma de implementar esse tipo de serviço para quem for MEI e que comercializa mercadoria ou produtos de uma forma que possa estar em uso a partir do mês de abril também de 2023.

Veja também: RECEITA PAGA NESTE MÊS O 4º LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.

[Entre no nosso canal no Telegram]

Curso Especialista em Retenções Tributárias

Domine a complexa legislação tributária que trata das retenções na fonte e dê uma guinada em sua carreira profissional!

Curso especialista em Retenções Tributárias

Publicações recentes

Featured Video Play Icon

A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

Featured Video Play Icon

IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!

Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)

Featured Video Play Icon

2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada

Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)

Confira a agenda tributária de março de 2024 e organize as entregas no período do Imposto de Renda

A Receita Federal já divulgou o calendário de obrigações acessórias e contábeis para o mês de março, fornecendo aos contribuintes os (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *