Imposto de renda: prazo de entrega termina nesta segunda-feira
Imposto de renda: Prazo de entrega – Quase 5 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do imposto de renda.
Imposto de renda: Prazo de entrega
Contribuintes têm até às 23h59 (horário de Brasília) desta segunda-feira (31) para entregar a declaração do Imposto de Renda 2021.
A Receita estima que sejam entregues neste ano um total de 32.619.749 declarações. Até o último balanço, divulgado na última sexta-feira, 27.576.564 haviam sido entregues. Em 2020, o Fisco recebeu 31,98 milhões de declarações.
Após o prazo, é cobrada uma multa por atraso na entrega da declaração. O valor mínimo da multa é R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do valor do imposto devido.
Imposto de Renda: Prazo de entrega e prorrogações
O prazo do envio da declaração do Imposto de Renda foi prorrogado por causa da pandemia, passando de 30 de abril para 31 de maio.
O Congresso tentou estender o prazo para 31 de julho. Contudo, o presidente Jair Bolsonaro vetou a proposta.
O Ministério da Economia argumentou que novo adiamento teria impacto na arrecadação da União e demais entes federativos e poderia impedir pagamento de programas sociais para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Com isso, o primeiro lote também será pago no dia 31 de maio. A decisão de manter o cronograma foi tomada para que não houvesse atraso no pagamento das restituições. Uma medida para reduzir os danos econômicos trazidos pela pandemia.
Restituição imposto de renda
Confira as datas de restituição do Imposto de Renda 2021:
- 1º lote: 31/05/2021;
- 2º lote: 30/06/2021;
- 3º lote: 30/07/2021;
- 4º lote: 31/08/2020;
- 5º lote: 30/09/2021.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Veja também: IR 2021: Prazo para a entrega da declaração termina em 2 semanas
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: contato@focotributario.com.br.
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.
O Foco Tributário é patrocinado pela Open Treinamentos. Para conhecer os cursos da Open, basta clicar aqui para acessar o site.
Publicações recentes
Posts relacionados
Não Erre Mais na Retenção de INSS na Construção Civil
A retenção de INSS na construção civil é um tema complexo que suscita muitas dúvidas. A seguir, serão abordadas as principais questões relacionadas ao cabimento e à dispensa dessa retenção, conforme as regras estabelecidas pela Instrução Normativa nº 2.110/2022 da...
As 3 Variáveis Cruciais na Exclusão de ISS do Cálculo do PIS/COFINS
A exclusão de ISS do cálculo do PIS/COFINS é uma tese tributária que vem ganhando destaque no cenário jurídico-tributário. Baseando-se no raciocínio utilizado pelo STF para a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, a exclusão do ISS segue a mesma...
Regulamentação da reforma tributária será votada a partir da próxima quarta-feira, diz Lira
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24) começa a ser votada a partir da quarta-feira (10) pelo Plenário da Casa. O grupo de trabalho que debateu as regras gerais de operação dos tributos criados sobre...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários