eSocial doméstico passa a exibir guias pagas

28 Maio, 2020 | Notícias Tributárias | 0 Comentários

Funcionalidade muito aguardada pelos empregadores, a consulta de guias pagas passa a fazer parte das ferramentas disponíveis para os empregadores domésticos. Com ela, será possível consultar todas as guias DAE (Documento de Arrecadação do eSocial) já pagas em cada mês, o que facilita o controle do cumprimento das obrigações pelos empregadores. A consulta, que até então só era feita diretamente no eCAC da Receita Federal, está disponível também como funcionalidade do eSocial.

Para acessar a funcionalidade, acesse o menu Folha de Pagamentos > Consultar Guias Pagas. Selecione o ano e confira o status de cada mês. Com a ferramenta, é possível consultar os valores declarados de tributos e FGTS nas folhas já fechadas, e também o detalhamento de cada guia paga. E se houver diferenças a serem quitadas em determinados meses, a nova funcionalidade facilita a emissão das guias com esses valores.

esocial domestico

Os valores exibidos possuem natureza informativa e refletem apenas as informações declaradas pelo próprio empregador (a ferramenta não é certidão de regularidade fiscal e não reflete a situação fiscal do empregador junto aos órgãos arrecadadores e de fiscalização). Então, fique atento: cabe ao empregador se certificar de que todas as parcelas devidas ao trabalhador foram informadas na folha, para que as guias de arrecadação sejam emitidas corretamente.

Outros detalhes sobre a funcionalidade estão disponíveis no item 4.5 do Manual do Doméstico.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

Publicações recentes

podcast-sobre-gestao-tributaria

GT Cast #18 – Junho/2020 – O seu podcast sobre Gestão Tributária!

Nesta edição falamos sobre as várias manifestações da Receita Federal do Brasil no mês de junho, inclusive ressaltando algumas soluções (…)

capa-317ISS-x-ICMS-e-seus-reflexos-no-cálculo-do-Simples-Nacional

#317: ISS x ICMS e seus reflexos no cálculo do Simples Nacional

Através do projeto Foco Tributário Na Prática, que apresenta vários temas tributários relevantes por meio de aulas ao (…)

incide-irrf-e-inss-sobre-honorarios-de-sucumbencia

#316: Incide IRRF e INSS sobre honorários de sucumbência?

Os honorários de sucumbência são aqueles devidos pela parte vencida em determinado processo judicial e que são pagos em (…)

duas-situacoes-que-nao-se-confundem-na-incidencia-do-iss

#315: Duas situações que não se confundem na incidência do ISS

A incidência do ISS sobre as atividades que envolvem prestação de serviços de propaganda e publicidade é tema sempre controvertido (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *