A importância dos contratos nos efeitos tributários sobre serviços de locação

30 jun, 2022 | Gestão Tributária, ISS | 0 Comentários

A importância dos contratos nos efeitos tributários sobre serviços de locação – É um erro chamar de locação aquilo que de fato é uma prestação de serviço. Alguns anos atrás, publicamos um vídeo onde chamamos a atenção para a importância dos contratos para efeito tributário. Mostramos como a redação do contrato, não sendo analisada com critério, pode induzir a um equívoco.

A relevância dos contratos e seus efeitos tributários sobre os serviços de locação.

Por exemplo: alguém que aluga uma caçamba estacionária para depositar lixo e resíduos e chama aquilo de locação, mas exige que a empresa locadora daquele equipamento faça o recolhimento e remoção do que é depositado na caçamba uma vez por semana. 

Essa obrigação, por si só, se tratando de uma obrigação de fazer, já vai transformar a operação em uma prestação de serviço. O objeto do contrato precisa ser redigido de maneira a refletir o que de fato está acontecendo, porque, do contrário, quem lê aquele objeto como sendo só uma locação pode pressupor de maneira equivocada que não vai haver incidência do ISS.

Veja também: A DEFINIÇÃO DE TOMADOR DE SERVIÇO À LUZ DA NOVA LC 175/2020

Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.

[Entre no nosso canal no Telegram]

Curso Retenção de ISS na Contratação de Pessoas Físicas e Jurídicas

Evite prejuízos decorrentes de autuações pelos Municípios aprendendo em definitivo como apurar e recolher o ISS incidente na fonte (a mais complexa de todas as retenções tributárias)!

Curso Retenção de ISS na Contratação de Pessoas Físicas e Jurídicas

Publicações recentes

mei-podera-emitir-nf

MEI poderá emitir NF a partir de janeiro de 2023

ara quem é atualmente MEI e é prestador de serviço, será possível emitir uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NDF-e) através do Portal do Simples Nacional

imposto-de-renda

Receita paga neste mês o 4º lote de restituição do Imposto de Renda; quem recebe?

A restituição do Imposto de Renda (IR) foi dividida em cinco lotes. Três deles já foram pagos pela Receita Federal. O quatro lote ficará disponível em 31 de agosto.

restituicao-do-imposto-de-renda

RESTITUIÇÃO do imposto de renda: veja como CONSULTAR o valor a ser recebido

A Receita Federal abre a consulta do 3° lote da restituição do Imposto de Renda 2022. A nova consulta começou a ser realizada na última desta sexta-feira (22) para os pagamentos que serão feitos no fim da semana. Continue na leitura para saber mais detalhes.

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.