#12: A atualização da IN 971 sobre o INSS na contratação de cooperativas de trabalho
Vídeo #12 de 365 publicações ao longo do ano!
No ano de 2015, a contribuição previdenciária incidente na contratação de cooperativas de trabalho foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, mas, a falta de atualização da matéria na IN RFB 971/09 acarretou em confusões e recolhimentos indevidos.
Somente em janeiro deste ano houve a atualização da IN RFB 971/2009, embora a PGFN já passasse a reconhecer a derrota nos processos relacionados ao tema e a própria Receita Federal já houvesse editado Solução de Consulta com efeito vinculante reconhecendo que a cobrança era indevida. Contudo, será que ainda há tempo dos contribuintes realizarem as compensações ou restituições dos créditos obtidos? Assista nosso vídeo e veja nossa explicação!
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: contato@focotributario.com.br.
Publicações recentes
Posts relacionados
Retenção de INSS dos optantes do Simples Nacional na Construção Civil
A retenção de INSS das empresas optantes do Simples Nacional na construção civil é um tema que gera muitas dúvidas e discussões entre empresários e contadores. Esse tópico, apesar de essencial, pode ser complexo devido às especificidades legais e à variedade de...
Não Erre Mais na Retenção de INSS na Construção Civil
A retenção de INSS na construção civil é um tema complexo que suscita muitas dúvidas. A seguir, serão abordadas as principais questões relacionadas ao cabimento e à dispensa dessa retenção, conforme as regras estabelecidas pela Instrução Normativa nº 2.110/2022 da...
2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada
Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
Fiquei muito interessado nos assuntos conforme posts.
Que bom que gostou do nosso conteúdo, Milton! Não deixe de acompanhar nosso trabalho no blog do Foco Tributário, onde estão sendo publicados vídeos diários durante 365 dias!