Taxas federais podem ser pagas com cartão de crédito a partir de hoje
Taxas federais têm nova modalidade, disponível a partir desta segunda no PagTesouro.
A partir de hoje (15), cidadãos poderão pagar taxas federais, contribuições e serviços públicos não gratuitos com cartão de crédito. A novidade do tipo de pagamento pode ser encontrada na plataforma digital de pagamento e recolhimento do Tesouro Naciona, PagTesouro.
De acordo com o Tesouro Nacional, a tecnologia alcança um público sem produtos digitais adequados à demanda. Com o novo sistema, o turista estrangeiro que visita o Brasil pode quitar uma taxa com cartão de crédito antes de retornar ao país de origem.
Desde novembro, o contribuinte pode fazer pagamentos à Conta Única do Tesouro por meio do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. O PagTesouro dispensa a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Taxas federais: Pagamentos disponíveis via PIX
O pagamento via Pix está disponível para diversos órgãos dentro do PagTesouro. Entre eles, estão:
- Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi);
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF);
- Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
- Comando do Exército.
Taxas federais e o PagTesouro: Vantagens
O pagamento por meio do PagTesouro tem como vantagem a celeridade, além da conveniência. A transação é compensada instantaneamente, com a entidade pública verificando o efetivo recolhimento da taxa, da contribuição, do serviço em segundos.
A inovação foi desenvolvida pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com o Banco do Brasil (BB) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recebeu valores do PagTesouro em fase de testes em setembro de 2019.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Publicações recentes
Posts relacionados
Não Erre Mais na Retenção de INSS na Construção Civil
A retenção de INSS na construção civil é um tema complexo que suscita muitas dúvidas. A seguir, serão abordadas as principais questões relacionadas ao cabimento e à dispensa dessa retenção, conforme as regras estabelecidas pela Instrução Normativa nº 2.110/2022 da...
As 3 Variáveis Cruciais na Exclusão de ISS do Cálculo do PIS/COFINS
A exclusão de ISS do cálculo do PIS/COFINS é uma tese tributária que vem ganhando destaque no cenário jurídico-tributário. Baseando-se no raciocínio utilizado pelo STF para a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, a exclusão do ISS segue a mesma...
Regulamentação da reforma tributária será votada a partir da próxima quarta-feira, diz Lira
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24) começa a ser votada a partir da quarta-feira (10) pelo Plenário da Casa. O grupo de trabalho que debateu as regras gerais de operação dos tributos criados sobre...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários