
Taxas federais podem ser pagas com cartão de crédito a partir de hoje
Taxas federais têm nova modalidade, disponível a partir desta segunda no PagTesouro.
A partir de hoje (15), cidadãos poderão pagar taxas federais, contribuições e serviços públicos não gratuitos com cartão de crédito. A novidade do tipo de pagamento pode ser encontrada na plataforma digital de pagamento e recolhimento do Tesouro Naciona, PagTesouro.
De acordo com o Tesouro Nacional, a tecnologia alcança um público sem produtos digitais adequados à demanda. Com o novo sistema, o turista estrangeiro que visita o Brasil pode quitar uma taxa com cartão de crédito antes de retornar ao país de origem.
Desde novembro, o contribuinte pode fazer pagamentos à Conta Única do Tesouro por meio do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. O PagTesouro dispensa a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU).
Taxas federais: Pagamentos disponíveis via PIX
O pagamento via Pix está disponível para diversos órgãos dentro do PagTesouro. Entre eles, estão:
- Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi);
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF);
- Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
- Comando do Exército.
Taxas federais e o PagTesouro: Vantagens
O pagamento por meio do PagTesouro tem como vantagem a celeridade, além da conveniência. A transação é compensada instantaneamente, com a entidade pública verificando o efetivo recolhimento da taxa, da contribuição, do serviço em segundos.
A inovação foi desenvolvida pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com o Banco do Brasil (BB) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recebeu valores do PagTesouro em fase de testes em setembro de 2019.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Publicações recentes
Posts relacionados
ECD e ECF: o que são, atualizações no envio, quem deve enviar e prazo
Atenção empreendedores e contadores! Aproxima-se o momento em que as empresas têm de apresentar à Receita Federal do Brasil (RFB) duas das obrigações acessórias de maior relevância do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped): a Escrituração Contábil...
MEI: governo exige novas regras para formalização
O governo federal mudou as regras para quem quer se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou já tem um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) . Agora, o empreendedor precisa se enquadrar em uma categoria prata ou ouro no Gov.br. Isso porque,...
Declaração anual MEI: prazo de entrega é adiado para 30 de junho
Inicialmente, a entrega da declaração anual MEI de 2022 estava prevista para o dia 31 de maio. Contudo, a Receita Federal estendeu o prazo para o dia 30 de junho. A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional) é referente ao ano-base 2021. Ela é...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários