RFB permite que MEI efetue pedido de restituição pelo celular
No vídeo, os professores Gustavo Reis e Aline Fagundes debatem sobre a seguinte notícia: “RFB permite que MEI efetue pedido de restituição pelo celular”. Confira!
Aplicativo MEI: é possível fazer restituição de quais tributos?
O microempreendedor individual (MEI) poderá pedir restituição através do celular. A Receita Federal do Brasil (RFB) informou que foi disponibilizado desde o dia 15 de janeiro de 2021, a nova versão do aplicativo MEI, que permite ao contribuinte solicitar restituição do valor correspondente ao INSS recolhido em DAS-MEI de forma indevida ou em duplicidade.
É importante ressaltar que, não é qualquer restituição que poderá ser pleiteada por meio desse aplicativo. O ICMS e o ISS, por exemplo, devem ser requeridos juntos ao estado, município ou Distrito Federal, já que não são tributos de competência da União. Esse detalhe é importante, posto que, apesar da notícia dar a entender essa possibilidade de restituição, ela se restringe apenas aos tributos federais.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO:
[Entre no nosso canal no Telegram e receba conteúdos exclusivos!]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected]
Se quiser receber os conteúdos semanais do Foco Tributário e as novidades dos produtos da Open Treinamentos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.
O Foco Tributário é patrocinado pela Open Treinamentos. Para conhecer os cursos e treinamentos da Open, basta clicar aqui para acessar o site. Caso haja alguma dúvida, envie-nos uma mensagem! Estaremos prontos para atendê-lo(a).
Publicações recentes
Posts relacionados
ECD e ECF: o que são, atualizações no envio, quem deve enviar e prazo
Atenção empreendedores e contadores! Aproxima-se o momento em que as empresas têm de apresentar à Receita Federal do Brasil (RFB) duas das obrigações acessórias de maior relevância do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped): a Escrituração Contábil...
MEI: governo exige novas regras para formalização
O governo federal mudou as regras para quem quer se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou já tem um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) . Agora, o empreendedor precisa se enquadrar em uma categoria prata ou ouro no Gov.br. Isso porque,...
Declaração anual MEI: prazo de entrega é adiado para 30 de junho
Inicialmente, a entrega da declaração anual MEI de 2022 estava prevista para o dia 31 de maio. Contudo, a Receita Federal estendeu o prazo para o dia 30 de junho. A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional) é referente ao ano-base 2021. Ela é...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários