A RETENÇÃO PREVIDENCIÁRIA NÃO SE APLICA À PESSOA FÍSICA?

31 out, 2018 | INSS, Comentários | 0 Comentários

Retenção previdenciária – O art. 149 da Instrução Normativa RFB nº 971/2009 trata de diversas hipóteses de não aplicação da retenção de INSS e o exame do seu inciso IV muito comumente gera dúvidas ao afirmar que não se aplica a retenção previdenciária à pessoa física. Isso porque, as pessoas físicas, sejam em decorrência da relação de emprego ou na qualidade de contribuintes individuais, sofrem a retenção de INSS quando recebem pelos serviços que prestam às empresas.

Então, como entender a mensagem contida no art. 149 da IN RFB 971/2009?

A solução é simples. Embora por coincidência se aplique normalmente a alíquota de 11% nas duas hipóteses, muitos contratantes não se atentam ao fato de que o Capítulo VIII da referida Instrução Normativa trata exclusivamente da retenção de pessoa jurídica. Ao se falar da retenção de INSS na cessão de mão de obra ou empreitada, o legislador se refere ao desconto na fonte sobre as notas fiscais, faturas ou recibos de empresas terceirizadas, que prestam serviços de limpeza, vigilância, construção civil, dentre outros.

Desta forma, o inciso IV do art. 149 da IN quer apenas afirmar que não se aplica o instituto da retenção de pessoas jurídicas ao contribuinte individual equiparado à empresa e à pessoa física. Ou seja, na contratação de um prestador de serviços pessoa física incide a retenção previdenciária nas condições e limites regulados em capítulo diverso da IN RFB 971/2009, não se cogitando de aplicar os conceitos de cessão de mão de obra ou de empreitada, as regras exclusão de materiais e/ou equipamentos, entre outros aspectos.

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

Curso Gestão Tributária

Publicações recentes

exportacao-de-servicos-iss-pis-cofins-960x640

Exportação de serviços: PIS/Cofins x ISS

  Exportação de serviços: A Receita Federal do...
eSocial-EFD-reinf-prazos

Afinal de contas, como ficam os prazos do eSocial e da EFD-Reinf?

  eSocial: Aproveitando mais uma turma do curso...
fraudes-impostos-servicos-iss

Uma forma diferente de prevenir fraudes no Imposto Sobre Serviços

  ISS - Aproveitando o curso de Gestão...
desburocratizacao-lei-efetiva-960x640

Finalmente uma lei efetiva contra a burocratização!

  Burocratização – Quantos profissionais das...

Arquivos

Posts relacionados

Exportação de serviços: PIS/Cofins x ISS

  Exportação de serviços: A Receita Federal do Brasil publicou em 08/11/2018 o Parecer Normativo Cosit nº 1, de 11 de outubro de 2018, abordando uma questão bem interessante e de relevância cada vez maior para muitas empresas. Trata-se do conceito de exportação de...

ler mais

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Deixe uma resposta

ASSISTA AO NOVO VÍDEO

Destrave o vídeo com o seu e-mail

Nunca usaremos o seu endereço  de e-mail para spam

OBRIGADO POR ENVIAR!!