Receita Federal do Brasil adia a transmissão da EFD-Reinf

22 jul, 2019 | EFD-Reinf, Comentários | 0 Comentários

EFD-Reinf adiada – Como já era esperado, foi publicado na última sexta-feira (19/07), a Instrução Normativa RFB nº 1.900, de 17 de julho de 2019, que adia a data do início da transmissão da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) para o 3º grupo.

A alteração promovida na IN RFB 1.701/2017 foi no sentido de adiar o início da transmissão da EFD-Reinf para janeiro de 2020, ao invés de se iniciar em julho de 2019, conforme previsto anteriormente.

No 3º grupo estão as entidades sem fins lucrativos (associações, fundações, etc.), as empresas optantes do Simples Nacional, as empresas com faturamento inferior a R$ 4,8 milhões e demais pessoas físicas e jurídicas não enquadrados nos 1º e 2º grupos. Os órgãos, autarquias e fundações de direito público fazem parte do 4º grupo e continuam com a data de início da obrigatoriedade pendente de definição.

Essa mudança ocorreu para acompanhar o recente adiamento na transmissão dos eventos periódicos do eSocial, também para o 3º grupo, que ocorreu com a publicação da Portaria SEPRT nº 716/2019 (confira nosso comentário a respeito).

Deste modo, para o 3º grupo, tanto o envio dos eventos periódicos do eSocial quanto o início da transmissão da EFD-Reinf, só se tornarão obrigatórios a partir de janeiro de 2020.

Caso você queira receber em seu e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão publicados no Foco Tributáriotorne-se um seguidor do nosso blog. É totalmente gratuito!

Para receber os conteúdos diretamente em seu celular, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista de transmissão do Whats App (+55 71 9 9385-2662).

Curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios

Participe do Curso Gestão Tributária, o evento mais completo do mercado acerca da incidência do INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS na fonte. É o único com carga horária de 24 horas-aula distribuídas ao longo de três dias consecutivos.

Publicações recentes

#50: Contratos com diversos objetos executados por optantes do Simples Nacional

É comum que órgãos públicos, ao realizarem licitações, englobem em um único contrato diversos serviços (…)

provedor-de-internet-iss-ou-icms2

#49: Provedor de internet: ISS ou ICMS?

O tratamento acerca da tributação dos provedores de internet envolve uma polêmica bastante (…)

adiantamentos-e-pagamentos-acumulados

#48: Diferença entre o IRRF nos adiantamentos e nos pagamentos acumulados

O Regulamento do Imposto de Renda (Decreto nº 9.580/2018), ao dispor sobre o IRRF de pessoas (…)

servicos-prestados-por-MEI

#47: Quando incide patronal sobre serviços prestados por MEI?

Quando uma empresa ou entidade pública contrata um Microempreendedor Individual – MEI para prestar (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *