Mudança no prazo de envio dos eventos do eSocial
Os prazos de envio dos eventos do eSocial foram definidos no Manual de Orientação do eSocial – MOS e, ao que se percebe, como regra geral, eles devem ser transmitidos até o dia 07 do mês subsequente ao mês de referência, tal como ocorre nos eventos periódicos (exceto o S-1299 quando se referir ao período de apuração anual) e alguns não periódicos, como, por exemplo, o S-2205 que trata da alteração dos dados cadastrais do trabalhador.
Contudo, no último dia 04 de junho, o Comitê Gestor do eSocial definiu que, durante o período de implantação do eSocial, os prazos que venciam no dia 07, passam a ter o vencimento estendido para o dia 15 de cada mês.
Inclusive, a referida alteração já está valendo para os eventos relativos à competência maio/2019, cujo vencimento ocorre em junho.
É importante ressaltar que os demais eventos, que tinham prazos diferenciados, não estão alcançados por essa alteração e devem continuar seguindo os períodos definidos pelo MOS. É o caso, por exemplo, do evento “S-2190 – Admissão de Trabalhador – Registro Preliminar”, que deve ser enviado até o final do dia imediatamente anterior ao do início da prestação do serviço pelo trabalhador admitido.
Por fim, é importante destacar que os prazos legais de recolhimento de tributos não foram alterados, mas apenas às informações que devem ser prestadas no eSocial em relação a estes.
Caso você queira receber em seu e-mail conteúdos exclusivos em primeira mão publicados no Foco Tributário, torne-se um seguidor do nosso blog. É totalmente gratuito!
Para receber os conteúdos diretamente em seu celular, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista de transmissão do Whats App (+55 71 9 9385-2662).
Publicações recentes
Posts relacionados
Não Erre Mais na Retenção de INSS na Construção Civil
A retenção de INSS na construção civil é um tema complexo que suscita muitas dúvidas. A seguir, serão abordadas as principais questões relacionadas ao cabimento e à dispensa dessa retenção, conforme as regras estabelecidas pela Instrução Normativa nº 2.110/2022 da...
GT Cast #54 – Arrecadação recorde, conformidade fiscal, desdobramento da tese do século e mais…
Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Nessa edição que inaugura o novo formato do GT-Cast, cobrimos os meses de maio e junho, e discutimos diversas notícias relacionadas à matéria de retenções na fonte, dentre elas o...
As 3 Variáveis Cruciais na Exclusão de ISS do Cálculo do PIS/COFINS
A exclusão de ISS do cálculo do PIS/COFINS é uma tese tributária que vem ganhando destaque no cenário jurídico-tributário. Baseando-se no raciocínio utilizado pelo STF para a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, a exclusão do ISS segue a mesma...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários