0800 888 1482 [email protected]

      A importância da independência do serviço na caracterização do MEI

      1 set, 2022 | Gestão Tributária | 0 Comentários

      Independência na prestação do serviço do MEI – Neste vídeo o Professor Alexandre Marques explica a importância de se compreender a independência na prestação do serviço do MEI. No ano de 2018 a legislação foi alterada para que as expressões que constam no anexo XI da Resolução CGSN nº 140/2018, fossem acrescidas da palavra “independente”.

      A ideia do governo ao acrescentar essa palavra, ao lado de cada ocupação permitida ao MEI, é evitar a distorção das relações trabalhistas entre empresas e pessoas físicas que tentam substituir a mão-de-obra de empregados pela mão-de-obra de microempreendedores individuais.

      Você verá um exemplo muito interessante. Um microempreendedor que tem o seu próprio atelier, e atende seus clientes de forma independente, pode ser considerado um MEI. Mas, se ele precisa de auxiliares e exige que ao invés de serem contratados como empregados, sejam contratados como microempreendedores individuais a empresa está deixando de ter o caráter da independência na prestação do serviço do MEI.

      CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE INDEPENDÊNCIA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DO MEI

      Quando a contratação do MEI é considerada irregular, fica caracterizada uma distorção prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A empresa, neste momento, assume o ônus de toda tributação que se aplicaria à contratação de um empregado, ou seja, a fiscalização tem a legitimidade para desconsiderar a relação formal e ser considerada como uma relação de emprego.

      APRENDENDO DEFINITIVAMENTE SOBRE A INDEPENDÊNCIA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DO MEI E OUTRAS QUESTÕES SOBRE ESTE PROFISSIONAL

      A OPEN Treinamentos oferece agora para você, gratuitamente, a íntegra desta aula dada pelos Professores Alexandre Marques e Gustavo Reis sobre os Riscos Tributários na Contratação de MEI na Prestação de Serviços. Além de todo conteúdo, que você terá acesso imediato, ainda conta com uma grande oferta para quem quer fazer o curso online mais completo acerca da Retenção de INSS na Contratação de Contribuintes Individuais (inclusive MEI!).

      Curso INSS na Contratação de Autônomos (Inclusive MEI)

      Domine as normas de apuração da Contribuição Patronal e da Retenção para o INSS na contratação de prestadores pessoas físicas e MEI.

      Curso INSS na Contratação de Autônomos (Inclusive MEI)

      Publicações recentes

      Featured Video Play Icon

      A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

      O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

      Featured Video Play Icon

      IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!

      Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)

      Featured Video Play Icon

      2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada

      Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)

      Arquivos

      Posts relacionados

      Seu comentário é bem-vindo!

      Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

      0 comentários

      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *