Importância da Gestão Tributária para empresas e órgãos municipais, estaduais e federais

11 mar, 2021 | Gestão Tributária, Vídeos | 0 Comentários

Gestão de tributos – Você já se perguntou como uma gestão tributária eficiente beneficiaria a sua empresa ou órgão municipal, estadual ou federal? Creio que sim, afinal, ninguém quer perder dinheiro à toa. Porém, atualmente, existem diversas obrigações tributárias relacionadas ao desconto de tributos na contratação de pessoas físicas e jurídicas que podem fazer com que todo esforço pareça ser vão.

As instituições são responsáveis pelo pagamento correto dos encargos e tributos incidentes na fonte em seus contratos. Por isso, quando os gestores não dão atenção à gestão tributária é provável que, em algum momento, a empresa ou órgão sofra uma fiscalização e lavre contra si diversos autos de infração. Pensando em você, desenvolvemos essa publicação abordando as principais dificuldades enfrentadas nessa área e apresentando maneiras de contornar essa situação! Confira:

GESTÃO TRIBUTÁRIA DE CONTRATOS E CONVÊNIOS

Você pode ter se perguntado por que vamos tratar de “Gestão Tributária de Contratos e Convênios” e não somente de “gestão tributária”, certo? A resposta é que colocamos o foco em te mostrar o que realmente é necessário. Sua empresa precisa de uma pessoa ou setor capacitados a evitar passivos tributários decorrentes do descumprimento das obrigações legais, e em assegurar a regularidade das obrigações tributárias a fim de garantir acesso a operações que imponham tal condição. 

Isso porque, em outras palavras, é preciso saber lidar com as obrigações que surgem para sua empresa, ao contratar terceiros, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Esse é o ponto principal da nossa abordagem! Portanto, para evitar retenções indevidas e não perder dinheiro, e para reter corretamente e não sofrer autuação, o conselho mais importante que podemos te dar é realizar a análise antes do momento da contratação. Assista ao vídeo abaixo para ver como seria um modelo ideal de gestão tributária de contratos e convênios:

Temos muito conteúdo sobre esse assunto nas redes socais do Foco Tributário. Entretanto, se você desejar uma formação mais completa, a Open Treinamentos, tem um curso intitulado precisamente de Gestão Tributária de Contratos e Convênios que, na modalidade online, é 100% ao vivo!  O conteúdo do curso é abordado de forma dinâmica e contempla as normas aplicáveis a empresas públicas e privadas com aos órgãos públicos dos diversos níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal).

A carga horária (de 24 horas/aula) é distribuída em cinco manhãs, de maneira que você pode conciliar as suas responsabilidades do trabalho com esse aprendizado. Mais do que isso, você pode interagir com a turma em tempo real porque a ferramenta que usamos oferece não só o chat mas também permite que você abra seu microfone e câmera para fazer perguntas na hora, interagindo inclusive sobre situações concretas que você vivencia. E, além de tudo isso, é possível acessar a plataforma por até 30 dias e reassistir todas as aulas que forem realizadas!

GESTÃO TRIBUTÁRIA ESPECIALIZADA

O principal aspecto que torna a legislação tributária tão complexa é sua vastidão. Há um tratamento específico na apuração de cada tributo, para cada tipo de tomador ao contratar cada tipo de prestador; isso sem falar nas inúmeras exceções que surgem quando esses fatores se mesclam numa determinada operação. A questão que te convidamos a atentar nesse assunto é o grande risco que as empresas e órgão públicos que ainda não investiram em organização e capacitação.

Já explicamos que a análise prévia é essencial. Agora queremos que você entenda o porquê. Os órgãos de fiscalização de impostos têm sido cada vez mais exigentes com os contratantes em relação ao cumprimento das obrigações. As tecnologias têm avançado com uma velocidade impressionante e têm sido utilizadas em prol da fiscalização e arrecadação de impostos. Por isso, mais do que nunca, tornou-se imprescindível que todas as empresas e entes públicos apliquem uma gestão tributária de contratos eficiente em seus setores específicos. Entenda o quanto antes como isso pode se refletir sobre a sua empresa:

Mais uma vez, fazemos uma indicação relevante exclusiva para aqueles que desejam uma formação pessoal acima da média ou uma capacitação de pessoal especializada na gestão de tributos. Por meio do curso Especialista em Retenções Tributárias, a Open Ead já formou centenas de especialistas na apuração dos principais tributos (INSS, IRRF, CSLL, PIS/PASEP, COFINS e ISS). Esse curso, também online, apresenta a maior parte do conteúdo gravado; as aulas ficam disponíveis na plataforma por quatro meses e os alunos ainda têm 5 aulas ao vivo com conteúdo exclusivo e solução de dúvidas.

A live #01 da primeira turma do curso Especialista em Retenções Tributárias foi aberta. Caso deseje assistir para aprender conosco e conhecer o formato de lives do curso, acesse:

CURSO AVANÇADO DE IMERSÃO EM RETENÇÕES TRIBUTÁRIAS

Se você já possui conhecimento em matéria tributária, certamente compreende tudo o que foi dito nesta publicação. Porém, afirmamos com certeza que você, apesar de sua formação, ainda enfrenta dificuldades na prática, correto? Como especialistas no assunto, sabemos que a prática realmente leva à perfeição.

Pensando naqueles que possuem conhecimento e domínio sobre a legislação tributária mas tem interesse em uma formação mais prática e avançada, a Open criou o curso Imersão em Retenções e Encargos Tributários. Diferente dos outros dois, este é um curso100% prático em que a gente trabalha todas as principais dúvidas relacionadas à apuração de INSS, Imposto de Renda, Contribuições Sociais e ISS analisando em 15 espécies de contrato diferentes, tentando reproduzir com o máximo de fidelidade possível as dificuldades que você enfrenta no seu dia a dia quando vai analisar e aplicar a legislação desses tributos.

Visando proporcionar aos participantes um aprendizado dinâmico acerca das principais polêmicas envolvendo as espécies de operações mais comumente contratadas pelas empresas e entidades públicas em geral, bem como as respectivas incidências na fonte de retenções e encargos tributários. O objetivo é aprofundar na discussão dos aspectos mais polêmicos da legislação que regulamenta a matéria, bem como aprimorar seus modelos de gerenciamento das obrigações tributárias examinadas.

Confira o trecho abaixo de um curso presencial, realizado antes da pandemia, que pode esclarecer quaisquer dúvidas restantes quanto à relevância da gestão de tributos:

O conteúdo do Foco Tributário é inteiramente voltado para fornecer gratuitamente conhecimento que gere valor no dia a dia profissional daqueles que nos acompanham. Os cursos da Open Treinamentos e Editora são para os atuantes na área que carecem de um suporte mais excelente do que faculdades e outros cursos oferecem Brasil afora.

Cada curso tem bônus úteis para quem trabalha diariamente com a matéria tributária. Destacamos, dentre eles, o livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios que é a obra mais completa obra do país sobre a retenção dos principais tributos (INSS, IRRF, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS), usada como base nos nossos cursos e treinamentos. Nossos livros, cursos, treinamentos e consultoria foram elaborados para ajudar empresas e entes públicos que desejam aplicar uma gestão de tributos eficiente em seus setores específicos.

GESTÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Órgãos e empresas da Administração Pública dos diversos níveis de governo são obrigados a observar normas de natureza tributária, seja nos procedimentos de contratação e pagamento de despesas ou mesmo enquanto contribuintes de certos impostos, taxas ou contribuições. Assista ao vídeo abaixo, que revela a complexidade da retenção do INSS para órgãos públicos:

Apesar disso, os temas relacionados a tais obrigações não vinham sendo discutidos em espaços apropriados, por especialistas da área. Diante desse cenário de crise, elaboramos anualmente o Congresso de Gestão Tributária na Administração Pública, o que resulta em incremento de receitas e redução de custos e prejuízos de natureza tributária.

O sucesso dos últimos eventos e a expectativa dos participantes por novas oportunidades semelhantes encoraja-nos a programar uma edição para o ano de 2021, compreendendo que o tema tem relevância crescente e envolve discussões com elevado impacto financeiro sobre os orçamentos das entidades públicas. Inscreva-se agora mesmo (o primeiro lote vai durar até maio/2021).

[Entre no canal do Telegram do Foco Tributário]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].com.br.

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Publicações recentes

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.