0800 888 1482 [email protected]

      Extinção de créditos tributários do Simples Nacional por transação

      2 out, 2020 | Simples Nacional, Podcast | 0 Comentários

      Créditos tributários do Simples: Confira um trecho exclusivo do GT Cast #20, o seu podcast sobre gestão tributária. Nesse vídeo, na sessão “Agora é Lei”, Alexandre Marques, Aline Fagundes e Gustavo Reis comentaram a Lei Complementar nº 174 de 5 de agosto de 2020.

      A LC 174/2020 autorizou extinção de créditos tributários do Simples Nacional apurados na reforma do regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte, mediante a celebração de transação evolutiva de litígio, e também prorrogou o prazo para enquadramento no Simples Nacional em todo o território brasileiro no ano de 2020.

      Existe uma razão lógica para essa lei ter sido aprovada. Em relação a esse tema de transação tributária, em abril de 2020, ocorreu a aprovação da Lei nº 13.988 tratando da hipótese de transação tributária em relação aos tributos de competência da União. Porém, o Simples Nacional abrange também créditos tributários de competência dos estados e municípios, então, naturalmente, Lei Complementar precisava tratar dessa matéria.

      Isso se prova no fato de que o artigo II da Lei 174 faz referência expressa à Lei 13.988 comentada no podcast do mês de maio. Inclusive, houve um fenômeno parecido há pouco tempo, no início da pandemia, da prorrogação do recolhimento de alguns tributos federais dentro do Simples Nacional que não vieram junto com o ICMS e ISS. Tempos depois, outra norma prorrogou, dentro do Simples Nacional, o recolhimento do ICMS e ISS, justamente porque não era competência da Receita Federal prorrogar o prazo de tributos fora de sua competência.

      Créditos tributários do Simples: O trecho que você assistiu é parte de um podcast mensal patrocinado pela Open Treinamentos. Para ouví-lo por completo, acesse a plataforma de sua preferência: Deezer, Spotify, Podbean e SoundCloud. Para assistir na íntegra, clique aqui.

      Publicações recentes

      Featured Video Play Icon

      A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

      O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

      Featured Video Play Icon

      IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!

      Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)

      Featured Video Play Icon

      2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada

      Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)

      Arquivos

      Posts relacionados

      Seu comentário é bem-vindo!

      Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

      0 comentários

      Enviar um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *