Escritório de contabilidade é o responsável pelo cadastro de uma empresa no CNO?
No GT Cast, o seu podcast sobre gestão tributária, os professores Alexandre Marques, Gustavo Reis e Aline Fagundes sempre respondem às dúvidas dos ouvintes. Confira a solução para o questionamento enviado por Adilson Afonso: Sobre o cadastro CNO, o escritório de contabilidade está incumbido a fazer?
Cadastro de uma empresa no CNO
Quando a norma tributária define quem é obrigado a cumprir com determinada obrigação, não há preocupação em direcionar internamente quem vai ser o responsável ou o profissional ou o departamento que vai se encarregar do cumprimento da obrigação.
No caso da matrícula no CNO, a Instrução Normativa nº 1845/2018 da Receita Federal do Brasil, vai definir, por exemplo, que o empreiteiro que executa uma obra por empreitada total é o responsável por essa providência nas hipóteses em que é contratado dessa forma ou quando o proprietário ou dono da obra na hipótese de contratação da obra por empreitada parcial.
Cadastro de uma empresa no CNO: legislação
Se o responsável dentro de cada um desses contextos é a contabilidade, o setor financeiro, o engenheiro responsável pela supervisão da obra, isso não é tratado pela legislação. Essa situação depende de uma decisão administrativa interna na qual a Receita Federal não tem por que interferir. Portanto, deve-se avaliar se o escritório contábil, enquanto empresa que assessora outras empresas na matéria contábil, vai pactuar com o cliente a responsabilidade por esse procedimento ou se o cliente vai se encarregar de fazê-lo.
Veja também: Reflexos da expansão do uso de tecnologias na arrecadação e fiscalização de impostos
BAIXE AGORA! E-book imperdível e gratuito: Alíquotas do ISS – Um confronto entre a LC 116/2003 e as legislações das capitais do Brasil.
Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
? O curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios vai dar um “up” na sua carreira! CONFIRME SUA PRESENÇA CLICANDO AQUI.
Publicações recentes
Posts relacionados
Receita institui modelo oficial da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) padrão nacional.
Além de dominar as retenções tributárias nos contratos, é crucial estar por dentro das atualizações fiscais que impactam diretamente esse universo. Nesse contexto, vale ressaltar que a Receita Federal deu um passo significativo no aprimoramento da gestão fiscal. No...
GT Cast #49 – Setembro/2023 – O seu Podcast sobre Gestão Tributária
Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Inicialmente, o objeto da discussão no quadro GT-NEWS versou a respeito do uso da inteligência de dados públicos para impulsionar a recuperação de débitos inscritos na Dívida Ativa....
Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias: Entenda seus impactos!
A Lei Complementar 199/2023 institui o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias e dá outras providências, com a finalidade de diminuir os custos de cumprimento das obrigações tributárias e de incentivar a conformidade por parte dos...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários