O Recolhimento das Contribuições Previdenciárias do Contribuinte Individual Mediante Emissão da NF
Emissão de NF do contribuinte individual – A dúvida do Luiz é a seguinte: “Um prestador de serviço, médico, que emite nota fiscal de serviços contra sua pessoa física, no seu CPF, é sabido que é sofrido a retenção do INSS. Minha dúvida é, como classificar esse contribuinte? Existe algum código de receita específico para a retenção na fonte de INSS para prestador que emite nota de serviço pessoa física?”
Essa dúvida é bem interessante, inclusive quando é falado sobre a emissão de NF do contribuinte individual, no CPF, imaginamos ser a partir do CPF dele, ou seja, ele como o prestador se identificou como um prestador pessoa física, identificou o CPF dele na nota e existe muita dúvida em relação a como tratar esse tipo de operação para efeito do INSS.
E a gente sempre destaca que o fato dele apresentar um mero recibo ou uma nota fiscal não altera a natureza dele de contribuinte individual, para efeito de incidência do INSS.
Aspecto importante sobre a emissão de NF do contribuinte individual
Agora a sua dúvida em relação à forma de recolhimento do contribuinte individual mediante emissão da NF, eu faço uma advertência: Existem códigos de recolhimento que os contribuintes individuais utilizam quando eles recorrem diretamente à contribuição previdenciária, mas não é esse que as empresas têm que utilizar na hora de recolher a retenção do INSS e nem a contribuição patronal. Elas devem utilizar, se ainda recolhem essas contribuições em GPS, os códigos 2100 para a empresa e o código 2402 em se tratando de órgão público. Se quem é a fonte pagadora tá fazendo a retenção e recolhendo, já é obrigado a entregar a DCTFWEB, o recolhimento deixa de ser em GPS e passa a ser feito através DARF que é gerado após a transmissão da DCTFWEB.
Veja também: COMO REDUZIR O VOLUME DE EMISSÃO DE NFS NA CONTRATAÇÃO DO MESMO SERVIÇO PARA DIVERSOS MUNICÍPIOS?
Receba os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp clicando aqui.
[Entre no nosso canal no Telegram]
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].
🚀 Saiba tudo sobre a Retenção Tributária de maior peso econômico incidente sobre as notas de serviços e evite prejuízos! CONFIRME SUA PRESENÇA CLICANDO AQUI.
Publicações recentes
Posts relacionados
GT Cast #50 – Outubro/2023 – O seu Podcast sobre Gestão Tributária!
Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Nesta edição, na série GT NEWS abordamos um dado importante: a Receita Federal implementou medidas de segurança migrando serviços para acesso exclusivo pela conta gov.br. Outro...
A disputa entre tomadores e prestadores de serviços quanto ao local de incidência do ISS
A disputa entre tomadores e prestadores quanto ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), ganha destaque diante da jurisprudência vigente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A discussão se intensifica em torno da aplicação da Lei Complementar nº...
Receita institui modelo oficial da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) padrão nacional.
Além de dominar as retenções tributárias nos contratos, é crucial estar por dentro das atualizações fiscais que impactam diretamente esse universo. Nesse contexto, vale ressaltar que a Receita Federal deu um passo significativo no aprimoramento da gestão fiscal. No...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
Meu nome e José Pinto Filho e trabalho numa empresa de engenharia como projetista, e emito NF! pago os encargos tributário, e nele consta INS, porém já sou aposentado, tem como tirar esse custo dos custos tributários. Fico no aguardo.