A locação de espaço é tributada pelo ISS?

24 nov, 2020 | ISS, Vídeos | 1 Comentário

Na live #23 do Foco Tributário Na Prática, respondemos a seguinte pergunta, feita pelo Eliezer Moreira: A locação de espaço é tributada pelo ISS?

Essa discussão é bem interessante porque a locação de bens móveis e bens imóveis não está dentro do campo de incidência do ISS. Mas, ao analisar a lista da Lei Complementar n° 116/2003, no subitem 3.03, encontra-se a referência à uma atividade que envolve a locação de espaços.

Nesse subitem, a LC 116/03 trata da exploração de salões de festas, centros de convenções, escritórios virtuais, stands, quadras esportivas, e uma série de outros espaços. Vejamos:

“3.03 – Exploração de salões de festas, centro de convenções, escritórios virtuais, stands, quadras esportivas, estádios, ginásios, auditórios, casas de espetáculos, parques de diversões, canchas e congêneres, para realização de eventos ou negócios de qualquer natureza.”

Como considerar a locação de um espaço imóvel seria uma prestação de serviços tributada pelo ISS se a locação de bens móveis e imóveis, de uma maneira geral, não está no campo de incidência do imposto?

A explicação lógica para esse subitem estar na lei e ter sido mantido de maneira coerente e correta é que, ao tratar da locação de um espaço para evento, o que o contratante paga ao proprietário não é pela locação convencional de um imóvel em que se transfere a posse para o locatário, mas o pagamento é pelo uso de um espaço que é objeto de locação com uma série de serviços agregados. Esses serviços são o conjunto de funcionalidades e facilidades que o proprietário do imóvel é responsável por prover.

A medida em que a locação do espaço não se dá mediante a “entrega das chaves” para o locatário, mas apenas a sessão do uso com facilidades agregadas, isso é sim uma prestação de serviços tributada pelo ISS. Isso porque o proprietário do espaço tem a obrigação de fazer várias coisas que são inerentes à utilização do espaço como, por exemplo, prover as facilidades citadas anteriormente.

 

Veja também: Locação de bens com manutenção é prestação de serviço?

[Entre no nosso canal no Telegram]

Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected].

Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.

Publicações recentes

Modelo-blogs

CERCA DE 12 MIL EMPRESAS CONTÁBEIS DEVEM SER FISCALIZADAS

Cerca de 12 mil empresas devem ser fiscalizadas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) para verificar a existência de registro da atividade contábil.

mei-podera-emitir-nf

MEI poderá emitir NF a partir de janeiro de 2023

ara quem é atualmente MEI e é prestador de serviço, será possível emitir uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NDF-e) através do Portal do Simples Nacional

imposto-de-renda

Receita paga neste mês o 4º lote de restituição do Imposto de Renda; quem recebe?

A restituição do Imposto de Renda (IR) foi dividida em cinco lotes. Três deles já foram pagos pela Receita Federal. O quatro lote ficará disponível em 31 de agosto.

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

1 Comentário

  1. Zelandia

    Estou alugando um espaço p expor produtos da minha loja, como um bazar, assinei o contrato ref o valor do aluguel e há uma cláusula contratual caso venha incidir tributos será por minha conta, esse tributo ISS já não deveria estar imbutido no valor da locação? Visto q é obrigatório

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.