#317: ISS x ICMS e seus reflexos no cálculo do Simples Nacional

13 jul, 2020 | Simples Nacional, Vídeos | 0 Comentários

Vídeo #317 de 365 vídeos ao longo de um ano!

Participe do Workshop 100% Online e Grátis “Retenções Tributárias dos Optantes do Simples Nacional”, dias 13 a 20 de julho.

Se você já é inscrito na lista do Foco, receberá um e-mail para acessar a página

Entre no nosso canal no Telegram.

Através do projeto Foco Tributário Na Prática, que apresenta vários temas tributários relevantes por meio de aulas ao vivo, nós discutimos há algumas semanas sobre os conflitos do ISS e do ICMS, analisando as polêmicas em torno da natureza das operações.

Dentre os exemplos trabalhados lá, havia um relacionado à instalação de elevadores no edifício da empresa contratante, sendo que o equipamento era fabricado pela própria empresa instaladora.

Foi a partir daí que o Thiago Mendes perguntou se o tratamento seria o mesmo na hipótese de a construtora responsável pela reforma de um edifício realizar a respectiva instalação, indagando se a operação seria parcialmente tratada como venda mercantil.

Mais do que analisar a natureza da contratação, precisamos refletir também acerca das repercussões que uma situação dessa natureza teria no cálculo do Simples Nacional, já que a interpretação equivocada pode resultar em prejuízos significativos no recolhimentos dos tributos devidos pela empresa optante.

 

Publicações recentes

Featured Video Play Icon

A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

Arquivos

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *