#28: Como garantir a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins?
Vídeo #28 de 365 publicações ao longo do ano!
O Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar o Recurso Extraordinário (RE) 574.706, com repercussão geral, decidiu que o ICMS não deve compor a base de cálculo do PIS/Pasep e da COFINS. No entanto, o STF ainda não definiu se a decisão vai alcançar fatos anteriores ao julgamento ou somente aqueles que ocorrerem após o trânsito em julgado da ação!
Diante disso, uma ação judicial garante à empresa o direito de recuperar o que foi pago a maior nos últimos anos? Confira a nossa orientação!
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: contato@focotributario.com.br.
Publicações recentes
Posts relacionados
Reforma Tributária: fique ligado no que vem por aí
A Reforma Tributária é um tema atual, que está movimentando o cenário econômico e fiscal do Brasil, e o seu projeto regulamentador, recentemente aprovado na Câmara dos Deputados, com suas impressionantes 507 páginas, traz mudanças significativas para o sistema...
As 3 Variáveis Cruciais na Exclusão de ISS do Cálculo do PIS/COFINS
A exclusão de ISS do cálculo do PIS/COFINS é uma tese tributária que vem ganhando destaque no cenário jurídico-tributário. Baseando-se no raciocínio utilizado pelo STF para a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, a exclusão do ISS segue a mesma...
Há a retenção do IR e Contribuições Sociais sobre a elaboração de projetos e sua respectiva execução da obra?
Um modelo de contrato como exemplo para responder, por simulação prática, se há retenção de IR e Contribuições Sociais sobre a elaboração de projeto com execução (…)
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários