#234: Você não pode ignorar este artigo da IN que trata do Imposto de Renda!
Vídeo #234 ao longo de 365 dias!
Existe um artigo na Instrução Normativa RFB nº 1.500/2014 que é um dos mais importantes para aqueles que lidam com legislação tributária, embora neste contexto a norma citada se refira estritamente ao IR das pessoas físicas.
É que esse dispositivo se mostra importante por dois motivos:
1º) Ele indica uma série de rendimentos de pessoas físicas que não sofrem incidência do Imposto de Renda, nem na fonte nem na declaração de ajuste anual.
2º) Ele serve de exemplo daquilo que já destaquei em outro vídeo dessa nossa jornada: há diversas teses tributárias que ganharam efeito vinculante a partir de Atos Declaratórios da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN.
Quem lida com a matéria deve estar atento a todos os atos dessa natureza que podem alterar o tratamento tributário de diversas operações.
Participe do 3º Workshop promovido pelo Foco Tributário “Retenções Tributárias dos Optantes do Simples Nacional”, que ocorrerá nos dias 4 a 8 de maio de 2020! Para participar, inscreva-se em nossa lista acessando o blog do Foco Tributário: www.focotributario.com.br. Nós iremos te enviar o link de acesso para o e-mail cadastrado. Aproveite, o evento é 100% online e gratuito!
Para entrar em contato conosco e tirar dúvidas, envie um e-mail para: [email protected]
Se quiser receber os conteúdos diretamente em seu celular, envie uma solicitação para nosso WhatsApp: +55 71 9 9385-2662.
Publicações recentes
Posts relacionados
ECD e ECF: o que são, atualizações no envio, quem deve enviar e prazo
Atenção empreendedores e contadores! Aproxima-se o momento em que as empresas têm de apresentar à Receita Federal do Brasil (RFB) duas das obrigações acessórias de maior relevância do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped): a Escrituração Contábil...
MEI: governo exige novas regras para formalização
O governo federal mudou as regras para quem quer se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou já tem um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) . Agora, o empreendedor precisa se enquadrar em uma categoria prata ou ouro no Gov.br. Isso porque,...
Declaração anual MEI: prazo de entrega é adiado para 30 de junho
Inicialmente, a entrega da declaração anual MEI de 2022 estava prevista para o dia 31 de maio. Contudo, a Receita Federal estendeu o prazo para o dia 30 de junho. A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional) é referente ao ano-base 2021. Ela é...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários