Reforma tributária avança na CCJ e passará por comissão especial; CNM atua em projeto

24 maio, 2019 | Notícias Tributárias | 0 Comentários

Reforma tributária – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 que trata da reforma tributária foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira, 22 de maio. A proposta acaba com impostos existentes atualmente para criar o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços, de competência de Municípios, Estados e União (IBS).

Pela proposta, será findado três tributos federais – Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Extingue também o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual, e o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), municipal. Todos eles incidem sobre o consumo. O tempo de transição previsto é de dez anos.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica aos gestores municipais que a entidade criou um grupo de trabalho para estudar a PEC. O grupo vai apresentar um posicionamento à diretoria da CNM para que seja definido os pontos que devem ser defendidos pelo movimento municipalista. A Confederação espera ser protagonista neste processo de discussão da matéria e fará muitos debates com o objetivo de aumentar a arrecadação e a autonomia municipal.

A reforma tributária segue agora para a análise de uma comissão especial e, se aprovada, vai a Plenário.

Publicações recentes

Arquivos

curso-retencoes-na-fonte

VOCÊ PODE TER MAIS EFICIÊNCIA EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E OTIMIZAR O SEU TEMPO DE TRABALHO.

Curso de Retenções na Fonte dos Tributos e Contribuições Sociais para Órgãos Públicos, Entidades da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal e Empresas Privadas - Retenção de IR, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, ISSQN e INSS.

Você ainda recebe diretamente em sua casa a 9ª edição da obra mais completa do mercado acerca das retenções na fonte de INSS, Imposto de Renda, CSLL, PIS/Pasep, Cofins e ISS incidentes na contratação de terceiros (pessoas físicas ou jurídicas).

Trata-se de uma obra que se diferencia de outros livros pela forma sistemática como o autor apresenta o tema, utilizando a visão panorâmica que consta do Quadro Sinótico de Obrigações – QSO, permitindo ao leitor identificar as regras que se aplicam ao seu contexto conforme a natureza jurídica da entidade que representam.

A OPEN tem a solução certa para você.

Com mais de 10 anos no mercado de treinamentos tributários, nós oferecemos uma variedade de soluções para você, desde cursos online, presenciais, a turmas inCompany. Conheça agora:

Posts relacionados

Seu comentário é bem-vindo!

Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *