As duas mudanças mais importantes da versão 3.0 da EFD-Reinf
Após o anúncio do governo de que iria transferir do eSocial para a EFD-Reinf os eventos que dizem respeito a fato gerador de tributos, podemos dizer que o cumprimento da promessa foi encaminhado.
Isso porque, no dia 1º de agosto de 2019 foi disponibilizada, no site do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, a minuta da versão 3.0 dos leiautes da EFD-Reinf, que incluiu tais alterações.
Dentre as mudanças mais importantes, damos destaque para o fato de que o evento “S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho” do eSocial não migrou para nenhum outro correspondente na EFD-Reinf.
Entretanto, é fácil perceber que a não inclusão ocorreu em razão da existência do evento “R-4010 – Retenções na Fonte – Pessoa Física”, já constante da versão 2.0 da EFD-Reinf, que contém todas as informações que eram prestadas anteriormente no evento S-1210.
Outro ponto importante tem relação com a incidência das contribuições previdenciárias (INSS) sobre a folha de salários. O evento “S-1200 Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social”, passou a fazer parte da EFD-Reinf como evento “R-2000 – Remuneração pelo Trabalho”.
Dessa forma, as empresas que informam as remunerações e pagamentos mensais a empregados ou autônomos nos eventos S-1200 e S-1210, passarão a apresentar os mesmos dados nos correspondentes R-2000 e R-4010, respectivamente.
Por fim, é preciso destacar que, por se tratar de minuta de leiaute, não podemos considerá-la como sendo a versão final e, por isso, há a possibilidades de novas alterações por parte da Receita Federal do Brasil.
Também não ficou definido o prazo para sua entrada em vigor. Considerando que as informações atualmente encaminhadas pelo eSocial incluem também o Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF, o qual é informado pelos contribuintes pessoas físicas na Declaração de Ajuste Anual (DAA), é muito provável que a RFB venha a exigir a adoção da versão 3.0 da EFD-Reinf a partir de janeiro de 2020, quando inclusive já estava previsto o início da exigência da versão 2.0.
Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos para ver se as nossas previsões se confirmam.
Por último, quero falar de outro assunto que também pode lhe interessar. Já está aberta a lista de pré-inscrição para você assistir ao 3º Workshop sobre Retenção de INSS dos Optantes do Simples Nacional. O evento é 100% online e totalmente gratuito. Basta ser assinante do blog para participar ou, se preferir, acesse a página de inscrição do evento aqui.
E para receber os conteúdos publicados aqui diretamente em seu celular, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista de transmissão do Whats App (+55 71 9 9385-2662).
Publicações recentes
Posts relacionados
O que é Terceirização da Atividade Tributária (e quais as suas repercussões práticas)? [30 Minutos em Foco]
🙌 Agradecemos por estar conosco em mais uma live do 30 Minutos em Foco! Os slides já estão prontos para download no link ao final desta mensagem. 🚀 Para se aprofundar ainda mais no tema da live de hoje, participe do curso Gestão Tributária de Contratos e Convênios. O...
Retenção de INSS dos optantes do Simples Nacional na Construção Civil
A retenção de INSS das empresas optantes do Simples Nacional na construção civil é um tema que gera muitas dúvidas e discussões entre empresários e contadores. Esse tópico, apesar de essencial, pode ser complexo devido às especificidades legais e à variedade de...
GT Cast #55 – Reforma tributária, benefícios fiscais, créditos da tese do século e mais…
Seja bem-vindo(a) ao GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Nessa edição do GT-Cast, discutimos diversas notícias relacionadas ao mês de Julho. Dentre elas, a regulamentação da reforma tributária aprovada na Câmara que modificará sensivelmente o sistema...
Seu comentário é bem-vindo!
Adicione seu comentário ou deixe sua pergunta.
0 comentários