
O que fazer quando o INSS é retido indevidamente de uma nota fiscal?
Não raramente ocorre de tomadores de serviço procederem à retenção do INSS indevidamente. Em muitos casos, observamos que isso ocorre quando o tomador, por exemplo, contrata optante do Simples Nacional e este não está sujeito à retenção da Contribuição Previdenciária. Daí surge o questionamento: Como resolver este problema?
Neste vídeo, vamos demonstrar algumas maneiras de como proceder para que esta retenção indevida do INSS não gere prejuízos à fonte pagadora e ao beneficiário do pagamento.
Para isso, vamos ilustrar através de um exemplo prático, seguido de toda a explicação e fundamentação legal, as três soluções possível para o impasse. Confira e compartilhe com outras pessoas que você conhece e lidam com a mesma matéria.
Caso você queira receber conteúdos exclusivos em primeira mão publicados no Foco Tributário, assine nossa lista.
Você pode participar de nosso treinamento Gestão Tributária de Contratos e Convênios, baseado no livro mais completo do mercado sobre retenções e encargos tributários na fonte.
Para receber mais conteúdos sobre a temática tributária, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista do Whats App (+55 71 9 9385-2662), clicando aqui.
Publicações recentes
Posts relacionados
Receita Federal suspende emissão da Nota Fiscal Eletrônica por três dias
Suspensão do sistema da Receita é para manutenção e vai desta sexta-feira (13) até segunda-feira (16). Nesta sexta-feira (13), a Receita Federal vai suspender a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a partir das 22h, retomando o funcionamento do sistema...
GT CAST #36 – Março 2022 – O seu podcast sobre Gestão Tributária!
Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária. Nesta edição, falamos sobre o unânime entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que seguiu o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), definindo que o...
Governo Federal vai atualizar tabela do Imposto de Renda
A faixa de isenção, hoje em R$ 1,9 mil, deve aumentar, mas o valor ainda não foi definido. O Ministério da Economia faz os últimos cálculos antes de dar o sinal verde para a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) ainda este ano. Entre...