0800 888 1482 [email protected]

      Leis municipais com critério misto de cobrança do ISS

      31 jan, 2018 | ISS | 0 Comentários

      Alguns municípios, com respaldo na antiga jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça – STJ, vêm adotando uma postura dúbia em relação ao local da incidência do ISS, normatizando em suas legislações tributárias que o imposto é ali devido em todos os serviços executados no seu território, mesmo que se trate de atividade sujeita à regra (incidência no local do estabelecimento prestador) e o prestador tenha sede em local diverso da prestação do serviço. Ou seja, além do critério definido na LC nº 116/2003, que regulamenta o ISS para todos os municípios brasileiros, alguns municípios vêm adotando também esse critério de incidência do imposto, caracterizando, portanto, o que denominamos de critério misto.

      Tomemos como exemplo o município de Florianópolis, que adota tal postura em sua legislação. Suponhamos que um prestador de São Paulo seja contratado por uma empresa de Florianópolis para prestar serviço de treinamento na capital catarinense. Considerando que este serviço se enquadra no subitem 8.02 da lista anexa à LC 116, sua  incidência se dá no local do estabelecimento prestador, ou seja, São Paulo, conforme a regra geral do caput do art. 3º da mesma norma. Contudo, conforme o art. 249 do Código Tributário do Município de Florianópolis, o tomador deve efetuar a retenção e fazer o recolhimento em favor desta capital. Vejamos o seu dispositivo:

      Continue lendo no blog Foco Tributário →

      Publicações recentes

      Featured Video Play Icon

      GT Cast #52 – Janeiro e Fevereiro/2024 – O seu Podcast sobre Gestão Tributária!

      Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast...
      Featured Video Play Icon

      A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

      O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

      Featured Video Play Icon

      IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!

      Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)

      Featured Video Play Icon

      2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada

      Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)

      Confira a agenda tributária de março de 2024 e organize as entregas no período do Imposto de Renda

      A Receita Federal já divulgou o calendário de obrigações acessórias e contábeis para o mês de março, fornecendo aos contribuintes os (…)

      Posts relacionados