Desrespeito ao princípio da isonomia na legislação do IR

23 jul, 2018 | ISS | 0 Comentários

A legislação do Imposto de Renda nem sempre respeita o princípio da isonomia tributária, previsto no art. 150 da Constituição Federal.

Neste vídeo nós trazemos dois exemplos que constam da legislação mas que, segundo entendemos, podem ser questionados no âmbito judicial, já que se referem a isenções concedidas a pessoas que preenchem determinados requisitos em detrimento de contribuintes em situação comum.

Leia mais em Foco Tributário ->

Publicações recentes

inss-construcao-civil

3 Passos práticos para identificar a retenção do INSS nas atividades de construção civil

De acordo com o art. 117, III, da Instrução Normativa RFB nº 971/2009, as atividades de construção civil estão sujeitas à retenção previdenciária quando prestadas mediante cessão de mão de obra ou empreitada.

BASE-DE-CALCULO-RETENÇAO-INSS

Quais equipamentos podem ser deduzidos da base de cálculo da retenção do INSS?

 A Instrução Normativa RFB nº 971/2009 é a principal norma que regulamenta a retenção da contribuição para o INSS, estabelecendo as diretrizes que devem ser observadas pelos tomadores e prestadores de serviços.

BASE-DE-CALCULO-RETENÇAO-INSS

O ISS pode ser cobrado do tomador do serviço?

Talvez você esteja vendo o título deste comentário e achando que a resposta é óbvia demais. Principalmente se você é substituto tributário em relação ao ISS é muito comum lidar…

IR-NOS-SERVIÇOS-DE-MANUTENÇÃO

4 questões importantes sobre retenção de IR nos serviços de manutenção

Os serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens móveis de uma maneira geral são bastante demandados pelas empresas e entidades públicas…

GT-CAST-PODCAST-GESTAO-TRIBUTARIA

GT Cast #03 – Março/2019 – O seu podcast sobre Gestão Tributária

Bem vindo ao terceiro GT-Cast, o podcast do sistema web Gestão Tributária. Trazemos as principais novidades e eventos ocorridos em março de 2019, além de seções informativas e interativas…

Posts relacionados

ASSISTA AO NOVO VÍDEO

Destrave o vídeo com o seu e-mail

Nunca usaremos o seu endereço  de e-mail para spam

OBRIGADO POR ENVIAR!!