
Polícia e Receita Federal fazem operação contra fraude com créditos tributários
A prática de algumas empresas que se apresentam como supostas “consultorias tributárias” está na mira da Receita Federal e da Polícia Federal, que fizeram uma operação nesta quinta-feira (22/03) com o objetivo de combater fraudes relacionadas ao comércio de créditos tributários irregulares. Há suspeitas de que a fraude envolve mais de R$ 200 milhões em supostos créditos tributários e estima-se que o grupo tenham desviado cerca de R$ 70 milhões.
A Polícia cumpre 4 mandados de prisão temporária, inclusive contra uma servidora da RFB, bem como sócios das empresas de consultoria que intermediavam o repasse dos créditos. Há também 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Florianópolis e Bragança Paulista.
Segundo a Receita, a fraude era realizada por empresas que se apresentavam como especializadas em consultoria tributária, mas que oferecia a aquisição de créditos retirados de terceiros para compensação, repassando esses valores para clientes que contratavam seus serviços. Para ser operacionalizada, além das empresas de consultoria, a fraude contava com a participação de uma analista tributária da RFB e de um falso auditor-fiscal.
A operação foi batizada de Manigância, fazendo referência à técnica ilusionista que faz um objeto desaparecer de um local e aparecer em outro.
Notícias recentes
Notícias relacionadas
CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA INCIDE SOBRE AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO PAGO EM DINHEIRO
a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça estabeleceu a tese de que “incide a contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre (…)
Prazo final para quem quer receber a restituição do IR no primeiro lote acaba hoje (10); Entenda o processo de restituição
Para os contribuintes que têm direito à restituição do Imposto de Renda (IR) em 2023 e desejam receber o valor o mais breve possível, o envio da declaração à Receita Federal deve ser feito até esta quarta-feira (10). Apesar da entrega na data não garantir...
SÓ NÃO COMPÕEM A BASE DO ISS MATERIAIS QUE SE SUJEITEM AO ICMS, REAFIRMA STJ
A base de cálculo do ISS é o preço do serviço de construção civil contratado. Dela,só é possível deduzir o valor do material empregado se ele foi produzido pelo prestador fora (…)