Polícia e Receita Federal fazem operação contra fraude com créditos tributários

27 mar, 2018 | 0 Comentários

A prática de algumas empresas que se apresentam como supostas “consultorias tributárias” está na mira da Receita Federal e da Polícia Federal, que fizeram uma operação nesta quinta-feira (22/03) com o objetivo de combater fraudes relacionadas ao comércio de créditos tributários irregulares. Há suspeitas de que a fraude envolve mais de R$ 200 milhões em supostos créditos tributários e estima-se que o grupo tenham desviado cerca de R$ 70 milhões.

A Polícia cumpre 4 mandados de prisão temporária, inclusive contra uma servidora da RFB, bem como sócios das empresas de consultoria que intermediavam o repasse dos créditos. Há também 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Florianópolis e Bragança Paulista.

Segundo a Receita, a fraude era realizada por empresas que se apresentavam como especializadas em consultoria tributária, mas que oferecia a aquisição de créditos retirados de terceiros para compensação, repassando esses valores para clientes que contratavam seus serviços. Para ser operacionalizada, além das empresas de consultoria, a fraude contava com a participação de uma analista tributária da RFB e de um falso auditor-fiscal.

A operação foi batizada de Manigância, fazendo referência à técnica ilusionista que faz um objeto desaparecer de um local e aparecer em outro.

Notícias recentes

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA INCIDE SOBRE AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO PAGO EM DINHEIRO

a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça estabeleceu a tese de que “incide a contribuição previdenciária a cargo do empregador sobre (…)

Base do ISS

SÓ NÃO COMPÕEM A BASE DO ISS MATERIAIS QUE SE SUJEITEM AO ICMS, REAFIRMA STJ

A base de cálculo do ISS é o preço do serviço de construção civil contratado. Dela,só é possível deduzir o valor do material empregado se ele foi produzido pelo prestador fora (…)

O governo federal publicou a Medida Provisória nº 1.171, de 30 de abril de 2023

Tabela do Imposto de Renda: atualização e novas regras de retenção na fonte

O governo federal publicou a Medida Provisória nº 1.171, de 30 de abril de 2023, determinando o reajuste da Tabela Progressiva do Imposto de Renda das pessoas físicas, estabelecendo um novo limite (…)

NOTA TÉCNICA DO CNM CONFIRMA QUE OS MUNICÍPIOS PRECISAM INSTITUIR A NOVA RETENÇÃO DO IR.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) publicou no mês de março a Nota Técnica nº 04-2023, reafirmando a necessidade de os municípios adotarem providências para (…)

Notícias relacionadas