0800 888 1482 [email protected]

      Como declarar o MEI quando incide INSS patronal?

      21 ago, 2018 | INSS | 0 Comentários

      Segundo dispõe a legislação, o Microempreendedor Individual (MEI) é contribuinte individual obrigatório da Previdência Social (art. 9º, XXXV, da Instrução Normativa RFB nº 971/2009).

      Mas as empresas ou entidades públicas que contratam serviços prestados por intermédio de Microempreendedor Individual (MEI) estão obrigadas a recolher o INSS Patronal apenas em alguns casos, sendo essa contribuição denominada na Lei Complementar nº 123/2006 de CPP – Contribuição Previdenciária Patronal.

      E, quando for o caso de recolhimento da CPP, como o tomador do serviço deve informar a operação na GFIPou no eSocial? A dúvida decorre do fato de que o MEI é contratado e pago pelo seu CNPJ, que não tem como ser informado nas obrigações acessórias citadas.

      Segundo dispõe a legislação, o tomador do serviço deve exigir do MEI também o seu Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), que pode ser a inscrição dele no PIS ou PASEP, por exemplo, ou ainda o número de inscrição como contribuinte individual na Previdência Social.

      Portanto, mesmo pagando uma nota fiscal de prestação de serviços identificada com o número do CNPJ do prestador, o tratamento para efeito do INSS Patronal (CPP) deve ser idêntico ao que se impõe na contratação de profissionais autônomos, devendo constar na GFIP ou no eSocial seu nome, o respectivo NIT e o valor da remuneração que lhe foi paga ou creditada.

      Publicações recentes

      Featured Video Play Icon

      GT Cast #52 – Janeiro e Fevereiro/2024 – O seu Podcast sobre Gestão Tributária!

      Seja bem-vindo(a) a mais uma edição do GT Cast, o seu podcast...
      Featured Video Play Icon

      A DIRF ainda terá que ser entregue em 2025? Alteração importante!

      O adiamento da DIRF 2024 gera diversas implicações. A primeira e mais importante é que esse fato não indica uma flexibilização (…)

      Featured Video Play Icon

      IRRF na DCTFWeb: Veja como preencher e enviar o evento R-4020!

      Com o foco no evento R-4020 que diz respeito aos rendimentos pagos ou creditados a pessoas jurídicas, é imprescindível ter uma visão (…)

      Featured Video Play Icon

      2 requisitos que determinam se incide ou não INSS na cessão de mão de obra ou empreitada

      Entender se incide ou não INSS sobre determinadas operações é extremamente relevante no contexto jurídico e tributário brasileiro (…)

      Confira a agenda tributária de março de 2024 e organize as entregas no período do Imposto de Renda

      A Receita Federal já divulgou o calendário de obrigações acessórias e contábeis para o mês de março, fornecendo aos contribuintes os (…)

      Posts relacionados