Base de cálculo do IRRF das cooperativas de trabalho

3 ago, 2017 | IRRF | 0 Comentários

No que se refere ao Imposto de Renda, sua retenção nos pagamentos a pessoas jurídicas em geral possui regramento constante do Regulamento do Imposto de Renda (RIR/99). Para as cooperativas de trabalho, estão sujeitas à incidência de Imposto de Renda Retido na Fonte à alíquota de 1,5% as importâncias recebidas de pessoas jurídicas, relativas a serviços pessoais prestados por seus associados ou colocados à disposição, conforme o art. 652 do referido regulamento. Vejamos:

“ Art. 652.  Estão sujeitas à incidência do imposto na fonte à alíquota de um e meio por cento as importâncias pagas ou creditadas por pessoas jurídicas a cooperativas de trabalho, associações de profissionais ou assemelhadas, relativas a serviços pessoais que lhes forem prestados por associados destas ou colocados à disposição.”

Continue lendo no blog Foco Tributário →

Publicações recentes

GT Cast-podcast-gestao-tributaria

GT Cast #02 – Fevereiro/2019 – O seu podcast sobre Gestão Tributária

  Gt Cast - Bem vindo ao segundo GT-Cast, o podcast do...
efd-reinf-irrf-imposto

Versão 2.0 da EFD-Reinf traz de volta eventos do IRRF

A Receita Federal publicou no último dia 11/03 o Ato Declaratório Executivo Cofis nº 10, de 7 de março de 2019, aprovando a versão 2.0 dos leiautes dos arquivos que compõem a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf.

Contratação-de-MEI-consequencias

Consequências da contratação de MEI para prestar serviço não permitido

O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário. Entre as vantagens oferecidas ao MEI está o enquadramento no Simples Nacional e a isenção dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Assim, pagará apenas um valor fixo mensal…

inss-auxilio-alimentacao-incidencia

A novela da incidência do INSS sobre o auxílio alimentação

INSS sobre auxílio alimentação - O início do ano de 2019 foi...
entidade-sem-fins-lucrativos

ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS PODE REMUNERAR SEUS DIRIGENTES?

A Constituição Federal de 1988 garante imunidade tributária em relação aos impostos para diversos entes, dentre os quais estão as instituições de educação e de assistência social…

Posts relacionados

ASSISTA AO NOVO VÍDEO

Destrave o vídeo com o seu e-mail

Nunca usaremos o seu endereço  de e-mail para spam

OBRIGADO POR ENVIAR!!