
Local da incidência do ISS – Exceções à regra geral
Nesse vídeo avançamos mais sobre um dos temas mais polêmicos relacionados ao ISS e objeto de muitas dúvidas quando abordamos o imposto em nossos cursos e treinamentos sobre retenções na fonte: o local de sua incidência.
Já tratamos dessa questão há algumas semanas (vide Local da incidência do ISS – Regra Geral), mas na ocasião abordamos apenas a regra geral constante do caput do art. 3º da Lei Complementar nº 116/2003. Agora trataremos das exceções dispostas nos seus incisos I a XXV, já considerando os acréscimos da LC 157/2016.
Longe de esgotar o tema, queremos estabelecer mais uma baliza importante para estruturar o correto raciocínio por parte de quem examina e aplica a lei.
Você pode assistir também aos demais vídeos em nosso blog sobre o tema clicando nos links abaixo:
– Local da incidência do ISS – Regra Geral (https://goo.gl/Jr8pTm)
– Como funciona o CEPOM para fins de retenção do ISS? (https://goo.gl/Qhu1eg)
– Como fica a retenção de ISS sobre cartão de crédito? (https://goo.gl/TjmfWR)
– Local da incidência do ISS – O que diz a jurisprudência? (https://goo.gl/tmC2M2)
– Como fica o ISS de planos de saúde após a LC 157? (https://goo.gl/LVXhF5)
Caso queira receber conteúdos exclusivos em primeira mão publicados no Foco Tributário, assine nossa lista clicando AQUI.
Se deseja participar de nosso treinamento Gestão Tributária de Contratos e Convênios, baseado no livro mais completo do mercado sobre retenções e encargos tributários na fonte, acesse a página de cursos da Open Treinamentos.
Para receber mais conteúdos sobre a temática tributária, solicite também a inclusão de seu telefone em nossa lista do Whats App (+55 71 9 9385-2662).
Publicações recentes
Posts relacionados
Qual é o livro mais completo sobre retenção de tributos na fonte?
Livro Gestão Tributária de Contratos e Convênios
GT Cast #57 – Arrecadação e contencioso tributário, reforma tributária, imunidades, isenções e mais!
Seja bem-vindo(a) ao GT-Cast, o seu podcast sobre Gestão Tributária! Nessa edição do GT-Cast, discutimos as principais notícias dos meses de outubro e novembro de 2024. Entre os destaques, estão os números impressionantes das disputas tributárias no Brasil, que...
Reforma Tributária: fique ligado no que vem por aí
A Reforma Tributária é um tema atual, que está movimentando o cenário econômico e fiscal do Brasil, e o seu projeto regulamentador, recentemente aprovado na Câmara dos Deputados, com suas impressionantes 507 páginas, traz mudanças significativas para o sistema...




Estou em duvida em relação ao local da incidência do ISS no caso de contratação de empresa fornecedora do serviço de manutenção do sistema central de ar condicionado (14.01) com a presença constante de trabalhador na tomador de serviço (cessão de mão de obra). O ISS deve ser retido e recolhido para o município do prestador do serviço ou do tomador?
Prezada, Leticia.
De acordo com o art. 3°, caput, da Lei Complementar n° 116/2003, via de regra, o ISS será devido no local do estabelecimento prestador. Esta regra só será excepcionada nos casos previstos nos incisos do referido artigo. Como o serviço de manutenção de sistema central de ar condicionado (14.01) não está previsto nos incisos do dispositivo, a incidência do imposto será devida no local do estabelecimento prestador, e só haverá retenção se o contratante tiver estabelecimento no mesmo local e a legislação do município o prever como substituto tributário.