Declaração para dispensa de retenção dos optantes do Simples Nacional

24 maio, 2018 | Vídeos | 0 Comentários

A legislação que trata da dispensa de retenção de tributos do Simples Nacional não é harmônica e por essa razão não guarda uma uniformidade quando se analisa a incidência na fonte do INSS, IRRF, Contribuições Sociais (CSLL, PIS/Pasep e Cofins) e ISS.

Em alguns casos a retenção é dispensada, em outros não, mas apenas em relação ao IR e às Contribuições Sociais é que às vezes há previsão para que o contratado apresente uma declaração de que é optante do regime simplificado. Isso varia também em função da natureza jurídica da fonte pagadora.

Continue lendo em Foco Tributário ↬

Publicações recentes

Contratação-de-obras-e-serviços-de-engenharia-e-construção-civil

#04: Serviços de engenharia estão sujeitos à retenção de INSS?

A contratação de obras e serviços de engenharia e construção civil é muito comum por parte de entidades do setor…

O grande problema do ISS

#03: O grande problema do ISS (só uma reforma tributária salva!)

O grande problema do ISS – O art. 156, III, da Constituição Federal, atribui aos municípios a competência para cobrar o Imposto…

Solução de Consulta Cosit

#02: O que é uma Solução de Consulta Cosit e quais os seus efeitos?

Solução de Consulta Cosit: No ano de 2013, a Receita Federal editou a Instrução Normativa nº 1.396, estabelecendo uma nova (…)

Foco Tributário novidades

#01: Eu tenho 365 novidades para você.

Começou! Ao longo dos próximos 365 dias vamos vivenciar juntos o maior projeto de compartilhamento de conteúdo na área (…)

O Fim da GFIP?

De acordo com a Lei nº 9.528/97, todas as pessoas físicas ou jurídicas sujeitas ao recolhimento do FGTS, bem como às contribuições e/ou informações à Previdência Social (…)

Posts relacionados